Decisão vai AUMENTAR o preço de combustível: confira os detalhes

O preço do combustível pode realmente aumenta em breve? Entenda o que está acontecendo e saiba como a decisão do Governo Federal possui influência nesta questão.

Os motoristas de todo o Brasil podem ficar atentos a toda qualquer nova notícia a respeito do preço dos combustíveis. Uma das razões para isso é que qualquer aumento pode ser visto com preocupação, e qualquer redução pode ser comemorada. Isso pode acontecer especialmente entre a classe de condutores que depende dos veículos para trabalhar, como motoristas de aplicativo e motoboys.

Dessa maneira, a última notícia divulgada pode não ser assim tão favorável para os motoristas, visto que as projeções indicam que a partir de abril o preço do diesel poderá passar por um aumento devido a dois fatores principais.

Decisão vai AUMENTAR o preço de combustível: confira os detalhes
Motoristas podem ficar surpreso com o aumento do preço de combustível? / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Decisão de aumentar o preço de combustível

Faz-se necessário comentar que a decisão não foi, propriamente, de aumentar o preço do combustível diesel em si, mas, sim, da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel. Essa decisão foi anunciada pelo Governo Federal no último dia 17 de março e implicará em um aumento gradual da porcentagem de biodiesel.

A partir de abril, por exemplo, o aumento da porcentagem será de 2%, saltando dos atuais 10% para 12%. Logo, sendo assim, a ideia é que até 2026 a mistura tenha atingido a porcentagem de 15% até 2026. A progressão prevista de aumento é de 1% ao ano a partir de 2024 até atingir os 15%.

Essa decisão foi de responsabilidade do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE -. A reunião organizada para tomar a decisão contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale lembrar que o percentual obrigatório de mistura estava previsto pela Política Nacional de Combustíveis, mas, nos últimos anos, em decorrência do aumento do preço dos combustíveis, dentre eles, o diesel, optou-se por manter a taxa em 10% para evitar uma alta nos preços.

Veja também: Saiba quais são os DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS para conduzir veículos; CNH não é o único

Como essa decisão pode refletir no bolso do consumidor?

De acordo com o comunicado de Alexandre Silveira, responsável pelo Ministério de Minas e Energia, essa decisão poderá provocar um aumento de R$ 0,01 centavos no preço do litro do diesel, segundo as projeções iniciais. O ministro reconheceu que a decisão de aumentar a porcentagem obrigatória da mistura de biodiesel faz com que o preço do litro encareça.

Por outro lado, os analistas que refletiram sobre essa questão compartilham o ponto de que, para o meio ambiente, essa é uma medida benéfica. Isso ocorre do fato de que o biodiesel é, de fato, menos poluente do que o diesel. Portanto, isso significa que quanto maior for a porcentagem de biodiesel na mistura, menor serão os impactos relativos às emissões de gases tóxicos para o meio ambiente.

Vale a pena lembrar que durante a primeira quinzena de março o diesel apresentou uma redução no seu preço por litro em todas as regiões do país. Logo, sendo assim, esse decréscimo nos valores poderá ser somente temporário uma vez que no próximo mês o valor poderá subir novamente.

Veja também: Motoristas estão tendo a CNH BLOQUEADA sem entender o porquê; descubra o real motivo!