CURSOS GRATUITOS: MEC oferta mais de 200 oportunidades online e com certificado; veja como participar

Cursos a distância e gratuitos do Ministério da Educação se mostram boa oportunidade de qualificação para os jovens brasileiros

O Ministério da Educação, junto da plataforma Aprenda Mais, oferece 200 cursos a distância e gratuitos em 12 diferentes áreas do conhecimento. Ademais, não há limite de vagas e os estudantes contam com o direito a um certificado depois da conclusão dos cursos.

Acontecendo de modo remoto, os cursos não possuem acompanhamento docente ou aulas transmitidas, dando liberdade para que os alunos estudem em seu ritmo. Além disso, há o auxílio de textos e vídeos. Dito isso, confira as vagas disponíveis na matéria a seguir.

CURSOS GRATUITOS: MEC oferta mais de 200 oportunidades online e com certificado; veja como participar
Cursos gratuitos e online do MEC! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Carga horária

Com uma carga horária variando entre 20 e 60h, os cursos online dão aos estudantes a chance de emitirem certificado após a finalização do aprendizado. Com isso, as capacitações se voltam aos estudantes de ensino superior e médio, bem como profissionais das áreas abrangidas.

Além do mais, por não ter um limite de vagas, os interessados podem fazer inscrição a todo momento.

Veja também: Curso que ensina a criar SITES está com centenas de vagas disponíveis; inscreva-se sem pagar NADA

Inscrição

Para realizar a inscrição nos cursos oferecidos, é preciso que os estudantes tenham acesso aos conteúdos na plataforma Aprenda Mais, neste link: bit.ly/3CJAiZf.

Depois de entrar na página principal, os alunos podem clicar nas áreas de conhecimento que se interessam e, logo após, ir em ‘criar conta’.

Por fim, basta realizar o preenchimento das informações solicitadas e criar uma senha de acesso à plataforma.

Vale lembrar que os estrangeiros também podem entrar no site e usufruir de todos os cursos gratuitos e online que o MEC está oferecendo. Isso porque basta que o cidadão possua um CPF. Afinal, ao realizar cadastro no endereço eletrônico, é fundamental informar o número do documento e seguir as instruções para acesso ao site.

Saiba mais: Descubra o curso GRATUITO do SENAI que está TRANSFORMANDO vidas em tempo RECORDE!

Cursos

Desse modo, os cursos grátis do Ministério da Educação compreendem, como vimos, cerca de 12 áreas gerais do conhecimento. Ademais, cada uma conta com uma imensa variedade de aulas.

Logo, veremos os cursos que a plataforma cobre: ambiente e saúde, informação e comunicação, ciências exatas e humanas, desenvolvimento educacional e social, gestão e negócios, idiomas, línguas e literatura, produção alimentícia, cultural e design e recursos naturais. Por fim, ainda há vagas em cursos nas áreas de segurança, bem como de turismo, hospitalidade e lazer.

Portanto, os cursos gratuitos e online são uma oportunidade incrível para os estudantes que querem garantir uma qualificação no mundo profissional ou ampliar seus conhecimentos na área que já atuam. Isso porque estes cursos com certificado dão reconhecimento no currículo dos profissionais, já que são emitidos pelo próprio Ministério da Educação e garantem um prestígio maior.

Dessa forma, os estudantes podem realizar suas inscrições a qualquer momento, além de poderem fazer as atividades dos cursos quando tiverem tempo disponível. Ademais, vimos que não há limite de vagas. No entanto, vale lembrar que os cursos contam com módulos, os quais possuem uma data para término.

Por isso, não perca mais tempo e garanta sua qualificação com esta ótima chance que o MEC vem oferecendo para estudantes e profissionais brasileiros!

Veja também: CAPACITAÇÃO sem sair de casa: Universidade federal disponibiliza mais de 90 CURSOS GRATUITOS com certificado