Entenda como a conta de luz pode AUMENTAR por causa do FENÔMENO El Niño

A temperatura vai aumentar com maior intensidade nos próximos meses, o que vai impactar diretamente no consumo de energia elétrica do brasileiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária da conta de luz vai permanecer na cor verde, o que significa ausência de cobrança adicional. No entanto, um outro fator pode contribuir para que a conta de luz comece a aumentar e fique mais cara ao longo do ano, é o fenômeno El Niño.

Ele se caracteriza por ser um evento de variação climática com potencial de influenciar na previsão de recordes de temperaturas para os próximos períodos. O El Niño interfere no transporte de umidade e na variação da distribuição das chuvas em diversas localidades do mundo, inclusive no Brasil.

Mas qual a relação do fenômeno com a conta de luz? O El Niño gera aumento da temperatura, o que por sua vez desencadeia o aumento da sensação térmica e do calor, gerando a necessidade de manter os ambientes refrigerados por mais tempo. Dessa forma, a tendência é que as pessoas passem a utilizar mais os eletrodomésticos capazes de esfriar a temperatura.

Entenda como a conta de luz pode AUMENTAR por causa do FENÔMENO El Niño
O calor será mais intenso, fazendo com quê seja necessário o uso mais frequente de eletrodomésticos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quando a conta de luz deve aumentar?

O aumento deve acontecer ao longo dos próximos meses, com a chegada da primavera ao Brasil. E não se trata do tempo seco ou de falta de chuvas, pois os reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas estão cheios. Nos últimos dois períodos de maior umidade foram registrados altos volumes de chuva nas principais áreas dos reservatórios.

Além disso, a geração de energia a partir da energia eólica mais que dobrou nos últimos anos, junto com o aumento da geração solar. Todos estes fatores são favoráveis para que não sejam cobradas tarifas extras na conta de luz, isso se não fosse pela chegada do El Niño. O fenômeno oceânico-atmosférico afeta fortemente o Brasil, especialmente na primavera e no verão.

Na conta de luz o que deve acontecer é o aumento do consumo individual, com mais horas de uso de aparelhos refrigeradores e circuladores de ar, como ar condicionado e ventilador. Também será preciso deixar a geladeira mais fria para que os alimentos não estraguem no calor, o que acaba por aumentar o consumo de energia.

Veja também: Conta de luz acaba de ter DESCONTÃO confirmado: descubra se você também receberá

Mudanças climáticas provocadas pelo El Niño no Brasil

Ainda durante o inverno a temperatura deve ficar um pouco acima do habitual, locais que já são quentes tendem a ficar ainda mais quentes, com secas nas regiões Norte e Nordeste e chuvas fortes no Sul e Sudeste do Brasil. As águas dos Oceano Pacífico estarão mais quentes e a circulação dos ventos será alterada.

Algumas localidades do país vão sentir os efeitos do fenômeno com maior intensidade do que outras. Existe uma grande possibilidade de termos um Super El Niño, as chances de ser um forte evento climático são de 56% e de 84% de ser um evento moderado, com o pico sendo atingido entre os meses de outubro e fevereiro.

O El Niño pode durar por até 2 anos e é um fenômeno natural recorrente, que volta a acontecer em intervalos de 2 a 7 anos. Dessa forma, dá para prever quando pode acontecer e se preparar para os impactos causados no clima e na conta de luz, que pode aumentar.

Veja também: ‘Super El Niño’: previsões sobre o evento são ASSUSTADORAS; confira