Aprenda a CONSULTAR e descubra se a sua CNH foi suspensa

Se você é o tipo de condutor desatento que comete infrações no trânsito, mesmo que não intencionalmente, vai querer ler essa matéria. Aprenda a consultar a possível suspensão da sua CNH, e não fique sem o documento!

Quem já passou pelo processo de conseguir uma Carteira Nacional de Habilitação, sabe que para conseguir a CNH é necessário muito tempo, esforço e claro, dinheiro. Qualquer condutor perfeitamente habilitado no Brasil, vai te falar que obtenção da CNH está bem longe de ser fácil. Mas, se conseguir a documentação é percurso dificultoso, perdê-la pode ser mais fácil do que muitos imaginam.

Sendo assim, se você tem possa de uma CNH, é necessário ter muito cuidado! Não prestar atenção às leis de trânsito, e por consequente não respeitá-las, pode suspender o seu documento. E se você suspeita de após algumas infrações, esta suspensão já aconteceu de fato, veja como é possível consultar o status da sua carteira de motorista.

Aprenda a realizar a consulta. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a suspensão da CNH?

Como indicamos previamente nesse mesmo texto, a obtenção de uma Carteira Nacional de Habilitação pode ser um processo um tanto quanto difícil. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, o tempo médio para um cidadão brasileiro conseguir a sua CNH leva por volta de 6 meses. Durante este semestre, o cidadão deverá se submeter à aulas teóricas que indicam o conteúdo do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Além disso, o futuro condutor terá aulas práticas onde de fato irá aprender a conduzir o veículo para a categoria de CNH que está aplicando. Ao final do processo, é necessário efetuar o exame prático, teórico e psicotécnico, todos partes essenciais para atestar pela aptidão do novo condutor. Mas, manter a documentação pode ser um problema para muitos condutores descuidados.

Primeiramente, precisamos compreender que existem 4 tipos diferentes de infrações que podem ocorrer no trânsito: leves, médias, graves e gravíssimas. Durante o primeiro ano como um condutor habilitado, o motorista não pode em hipótese alguma cometer uma infração gravíssima. Correndo o risco de perder a CNH e passar novamente pelo processo de obtenção.

Ademais, toda vez que um condutor efetua algum tipo de transgressão, ele é pontuado. Simultaneamente, o motorista irá receber uma multa. Quanto mais grave a transgressão, mais pontos aplicados e maior o valor da multa. Sendo assim, a suspensão da CNH também pode ocorrer por acúmulo de pontos e multas. Similarmente, uma CNH fora da validade também não possui legitimidade alguma.

Veja também: CNH DE GRAÇA disponível nestas cidades: confira a lista completa

Veja como descobrir se sua CNH foi suspensa

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), apenas no ano passado mais de 200.000 cidadão brasileiros ficaram sob o risco de perderem suas respectivas carteiras de habilitação. O número, bastante expressivo, serve para comprovar que o brasileiro pode por vezes ter o hábito de não respeitar as leis de trânsito. E se você também tende a cometer uma infração ou outra, é melhor tomar cuidado! Você também corre o risco de perder a sua Carteira Nacional de Habilitação.

De antemão, se sua CNH estiver prestes a ser suspensa você receberá a devida notificação das autoridades. Quando isso acontece, é possível que você apresente o seu caso e tente se defender de possíveis acusações que levem à suspensão. Esta notificação, costuma ser enviada ao condutor pelos Correios.

Mas, também é possível que você faça a consulta online para saber o status do seu documento, selecionando a opção “Consultar CNH”. Nesse caso, tratando-se de um órgão de caráter estadual, o site deverá pertencer ao DETRAN da sua região. A titulo de exemplo, segue o Portal para o DETRAN de São Paulo (curtlink.com/4ydeJr).

Veja também: GRANDE AVISO GERAL sobre a CNH no Brasil: saiba agora!