Consulta ao terceiro lote de restituição será liberada esta semana

Restituição do Imposto de Renda: Próximas Datas e Informações Importantes

Os contribuintes que apresentaram a declaração do Imposto de Renda 2025 devem ficar atentos: o terceiro lote de restituição será liberado para consulta até a quinta-feira, dia 24 de julho, e o pagamento está programado para 31 de julho. Para aqueles que não forem contemplados neste lote, ainda há duas outras datas para recebimento: 29 de agosto e 30 de setembro.

A restituição deste lote terá uma correção de 2,10%, que inclui a inflação e juros calculados pela Selic. Esse valor será composto por uma correção de 1,10% referente ao mês de junho, mais 1% de juros.

Nos dois primeiros lotes, a Receita Federal já depositou um total de R$ 22 bilhões, beneficiando mais de 12 milhões de contribuintes. O primeiro lote teve 6.257.108 contribuintes e o segundo, 6.545.322.

Calendário de Pagamento da Restituição

  • 1º lote: já pago
  • 2º lote: já pago
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Prioridades na Restituição

As restituições são pagas em ordem de prioridade, começando pelas seguintes categorias:

  • Contribuintes acima de 80 anos
  • Pessoas acima de 60 anos com deficiência ou doença grave
  • Profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério
  • Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e indicaram o Pix para a restituição
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou indicaram o Pix
  • Demais contribuintes

Como Consultar a Restituição

Para saber se você tem direito à restituição, acesse o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal). Clique em “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consultar a Restituição”. Nesse portal é possível fazer uma consulta simplificada, além de acessar o extrato completo no e-CAC.

Caso constate alguma pendência em sua declaração, é possível retificá-la para corrigir informações.

Recebimento do Pagamento

O valor da restituição será depositado na conta indicada na declaração ou enviado via Pix, através do Banco do Brasil. Se o contribuinte não retirar o valor em até um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando a área de “Meu Imposto de Renda”.

Prazo de Entrega das Declarações

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda foi até 30 de maio, e quem perdeu o prazo pode ser multado em pelo menos R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. Neste ano, a Receita Federal recebeu mais de 43 milhões de declarações. Destas, 50,3% foram feitas de maneira pré-preenchida e 56,5% devem receber restituição.

Sugestões para Uso da Restituição

A educadora financeira Aline Soaper sugere que, ao receber a restituição, os contribuintes busquem se organizar financeiramente. Para quem está endividado, a recomendação é quitar dívidas mais urgentes, como aluguel e contas fixas. Caso ainda haja dinheiro sobrando, ele pode ser usado para resolver outras pendências.

Para aqueles que não têm dívidas, uma alternativa viável é investir a restituição em opções como o Tesouro Direto ou CDBs com liquidez diária. Outra sugestão é utilizar parte do valor para cursos de capacitação profissional, visando melhorar a qualificação e, consequentemente, potencializar a renda.

Conclusão

Fique atento às datas, consulte suas informações com antecedência e aproveite o melhor uso de sua restituição para garantir uma saúde financeira.