Conheça as fraudes e golpes via WhatsApp e saiba como se proteger; estas informações podem te salvar

Saiba mais sobre os golpes; veja.

Atualmente uma das ferramentas mais utilizadas para troca de mensagens no Brasil é o aplicativo do Whatsapp. Com essa grande parte da população tendo como preferido o aplicativo, muitas pessoas viram uma oportunidade de aplicar golpes através da plataforma. 

Sendo de tipos bem diferentes, os golpes acabam sendo eficazes em alguns momentos. Alguns usuários acabam passando dados bancários, tendo o número clonado e até mesmo passando transferências de dinheiro para os golpistas. 

Levando em consideração o tamanho do perigo que os golpes pelo Whatsapp podem significar, encontrar formas de conseguir se proteger é essencial. Reconhecer os tipos de golpe também é uma possibilidade para aumentar ainda mais a dificuldade na aplicação das falsas mensagens. 

Conheça as fraudes e golpes via WhatsApp e saiba como se proteger; estas informações podem te salvar / Imagem: Divulgação.

Quais os tipos de golpes?

Uma das mais novas técnicas utilizadas são as clonagens dos números utilizados no Whatsapp. Os golpistas avisam que são de empresas onde a vítima está cadastrada e enviam um código através de SMS explicando que é necessário clicar no link para confirmar cadastro ou atualizar. Com isso as contas são clonadas. Depois de replicadas, os golpistas utilizam a conta da pessoa para pedir dinheiro aos contatos. 

Outra forma utilizada são os ataques do tipo Phishing. A vítima recebe mensagens que parecem reais e acabam fornecendo informações confidenciais. Outro jeito conhecido dos golpistas é o “Bug do PIX”. Eles espalham através das redes sociais que há uma falha do funcionamento do PIX e que ao transferir dinheiro para algumas chaves específicas, é possível receber mais em troca. Quando a vítima envia o dinheiro, a transferência cai direto na conta do golpista. 

Veja também: Novo golpe no WhatsApp para roubar dados bancários; veja como escapar da invasão

Como se proteger?

Já existem formas de se proteger contra os ataques dos golpistas. Uma das mais seguras é aderindo a um camada extra de proteção oferecida pelo próprio WhatsApp. A chamada Verificação em Duas Etapas é uma iniciativa do aplicativo para tornar sua conta mais difícil de ser clonada. 

Para habilitar a medida é simples. Basta entrar em “Configurações ou Ajustes”, seguir para “Conta” e então “Verificação em Duas Etapas”. Desta forma o usuário pode cadastrar uma senha que será pedida pelo aplicativo em momentos específicos. Entretanto, alguns golpistas já aprenderam como ultrapassar mais essa proteção. 

Logo, a forma mais segura é sempre desconfiando de links suspeitos enviados. Podem ser em forma de promoções ou sorteios. Além disso, evite cadastrar seu número de telefone em sites que não sejam seguros. Lembre também que nenhuma instituição financeira irá solicitar seus dados pessoais via WhatsApp.

Para os casos em que algum contato da sua lista mande mensagem pedindo dinheiro, busque telefonar para confirmar se o mesmo não foi clonado. 

Veja também: Golpes com o CPF: 5 coisas que todo o brasileiro faz e pode facilitar a vida de golpistas