Enem 2023: confira 8 exemplos de redação que atingiram nota 1000

É importante conhecer a estrutura da prova, cuidar da saúde física e mental, e seguir dicas para melhorar seu desempenho durante a prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade. Com ela, é possível conseguir boas notas e garantir uma vaga em uma instituição de ensino superior. Mas, como passar por essa prova de maneira mais tranquila? O que fazer e o que não fazer na prova do Enem 2023?

Siga essas dicas para ir bem na redação do Enem. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Enem 2023

O exame de 2023 será dividido em dois dias, 5 e 12 de novembro. Ele contará com quatro provas objetivas e uma redação. O tema dessa redação só é divulgado no momento da prova, acompanhado dos outros materiais de apoio. Muitos estudantes afirmam que a redação é a parte mais intimidadora do exame. E é nela que muitos reprovam.

Através da cartilha do participante podemos observar modelos nota 1000 de redações passadas. E em todas elas foram observadas as mesmas competências:

  • Demonstração de domínio e intimidade com a escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, respeitando os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Seleção, relação, organização e interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos ao defender um ponto de vista;
  • Dominar os mecanismos linguísticos necessários para a construção ddo argumento;
  • Elaborar boas propostas para o problema abordado, escrevendo de forma humana e respeitosa.

Além das redações que atingiram nota máxima no exame, a cartilha conta como um direcionamento do estudante. Para acessá-la, basta clicar no link a seguir: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_no_enem_2023_cartilha_do_participante.pdf

Veja também: 9 sites que vão ajudar você a estudar para o Enem 2023

Dicas importantes

Antes de mais nada, é importante lembrar que a preparação para o Enem começa muito antes da prova em si. Se dedique aos estudos e faça um cronograma para não se enrolar. Estude todas as matérias, inclusive aquelas que você considera mais difíceis. Faça simulados e resolva questões de edições anteriores do Enem. Outra dica importante é conhecer a estrutura da prova, o que vai te ajudar a se familiarizar com o formato das questões. Tudo isso está bem explicado no edital.

Um dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes é deixar questões difíceis para o final da prova. Isso pode fazer com que você fique sem tempo e não consiga responder todas as perguntas da forma adequada. Outro erro comum é não ler as questões com a atenção necessária. É fundamental entender o que está sendo pedido para não se confundir na hora de responder.

Evitando o nervosismo

O nervosismo é algo comum em qualquer exame, mas é importante tentar controlá-lo para não comprometer seu desempenho na prova. Uma dica muito comentada é praticar técnicas de respiração e relaxamento. Além disso, tente manter pensamentos positivos, confie no seu preparo e na sua capacidade. Uma boa noite de sono na véspera do exame também é fundamental para que você esteja descansado e focado no dia seguinte. Confie nessa dica!

Não se compare. Relaxe.

Após realizar a prova, evite ficar comparando seu desempenho com o de outros estudantes. Cada um tem seu próprio ritmo e capacidades. Mantenha-se positivo e, se possível, descanse um pouco antes de começar a se preparar para outras etapas do processo seletivo, como vestibulares.

Veja também: Com ESTAS dicas, você vai tirar nota MIL no Enem 2023