Confira mais novo golpe do IPVA e aprenda a se proteger

Milhões de cidadãos brasileiros pagam o IPVA todos os anos. E se você for uma destas pessoas, é bom ficar atento! Um novo golpe do IPVA anda fazendo vítimas pelo Brasil. Veja mais detalhes.

Atualmente em nosso país, existem milhões de cidadãos brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com informações divulgadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), atualmente contamos com cerca de 70 milhões de pessoas devidamente habilitadas a conduzir veículos.

Entretanto, quando tratamos da quantidade de condutores brasileiros que devem pagar obrigatoriamente o IPVA, este número cai drasticamente. Hoje em dia, por volta de 4 milhões de pessoas serão taxadas por meio do IPVA. E todas estas pessoas, devem estar com os olhos bem abertos! Um novo golpe, está fazendo novas vítimas e é preciso estar atento. Confira o novo golpe do IPVA, e aprenda a se proteger.

Cuidado para não se tornar uma vítima! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Tenho um veículo, sou obrigado a pagar o imposto?

Para quem não possui muita familiaridade com os tributos cuja cobrança acontece no Brasil, a sigla IPVA faz referência ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor. Este imposto em específico, como já indicamos em parágrafos anteriores, não deve ser necessariamente pago por todas os cidadãos com posse de uma Carteira Nacional de Habilitação. Como o próprio nome já indica, o IPVA é obrigatório apenas para os brasileiros que possuem um veículo automotor em seu nome.

Dessa forma então, cidadãos do país que possuem carros ou motos em seu nome, por exemplo, devem desembolsar as quantias do IPVA todos os anos. Entretanto, até mesmo para esta regra existem exceções. Sendo assim, possuir um veículo automotor terrestre não significa necessariamente que você deve pagar o IPVA. Então, se você ainda não sabe se deve ou não pagar um imposto referente ao seu veículo, confira a seguir que pessoas pagam o tributo obrigatoriamente.

Bem, primeiramente é importante se considerar o valor e o tempo de vida do seu veículo. Se o valor de compra for menor que R$20 mil você não precisa pagar o IPVA. Similarmente, se o veículo já possuir mais de 20 anos de fabricação, o pagamento do imposto também não é necessário. Ademais, sobre veículos com propósitos religiosos, filantrópicos ou de saúde, também não se cobra o tributo.

Veja também: Motoristas tem menos de 72 HORAS para conseguir desconto no IPVA

Entenda como se proteger do novo golpe do IPVA

Quem já efetua o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor há bastante, já deve saber muito bem que os valores que um proprietário deve desembolsar durante o pagamento não costumam ser baratos. Sendo assim, perder este dinheiro e ficar com dívidas, é uma possibilidade assustadora para incontáveis cidadãos do nosso país.

Por isso, se faz importante alertar para possíveis chances de que isso acontece. Recentemente, o DETRAN do estado de Minas Gerais vem fazendo alertas a respeito de golpes envolvendo o IPVA. Nesse ato criminoso em questão, golpistas criam uma falsa página do DETRAN por onde contribuintes podem “pagar” o imposto. Portanto, é mais necessário do que nunca estar bem atento.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, brasileiros que desejaram efetuar o pagamento de forma digital, não devem buscar por “IPVA 2023” na internet. Ao invés disso, vá diretamente para a página do DETRAN da sua região, e realize lá o pagamento. Para Minas Gerais, este é o link do website do DETRAN (curtlink.com/gARSDOA).

Veja também: Calendário COMPLETO do IPVA 2023: parcelas vencerão em breve