COMUNICADO para todos os aposentados do INSS: confira!

Os beneficiários da autarquia federal não poderão mais solicitar o empréstimo consignado por conta dos impactos de uma decisão do governo.

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam uma péssima notícia. Agora não é possível mais solicitar o empréstimo consignado. Essa modalidade de empréstimo consiste no pagamento automático através do desconto direto da fonte de renda.

Mas, uma mudança do governo federal fez com que a modalidade de consignado para os aposentados do INSS fosse suspensa. A medida pegou muitos de surpresa. Ela ocorre no mesmo ano que a Caixa Econômica Federal suspendeu o consignado pelo Auxílio Brasil.

Na prática, não houve restrições para os aposentados do INSS. Mas, uma mudança nas taxas do empréstimo definidas pelo governo federal fez com que os bancos optassem por não oferecer mais o serviço.

COMUNICADO
Aposentados do INSS não poderão mais fazer este empréstimo – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Beneficiários do INSS não podem mais fazer consignado? Entenda

Antes de mais nada é importante deixar claro que o consignado do INSS para os aposentados não foi proibido. Como já dito antes, o Governo Federal implementou uma mudança que, na prática, acabou com o benefício. Mas essa decisão não partiu do Governo e sim dos bancos privados do país.

Em primeiro lugar, a maioria dos consignados é feita pelos bancos privados. Dessa forma, com a decisão, o mercado iria diminuir bastante. Ou seja, existirão menos opções para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social. Ainda é cedo para medir os impactos na economia, mas os beneficiários não podem contar com a modalidade de empréstimo.

Entenda o embate entre os bancos e o Governo Federal

O Governo Federal modificou as regras para consignados do INSS. Antes, o teto, ou seja, o máximo que um banco poderia cobrar de juros era uma taxa de 2,70%. Contudo, após a aprovação de uma nova lei, a taxa ficou em 1,70%.Ou seja, na prática, vai diminuir o faturamento dos bancos.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) fez um anúncio dizendo que era impossível manter as operações do consignado com as novas taxas. De acordo com a entidade, não haverá recursos o suficiente para oferecer esta modalidade de crédito.

Inicialmente, apenas os bancos privados iriam suspender o consignado do INSS. Mas, agora, a medida chegou aos bancos públicos. O Banco do Brasil, por exemplo, emitiu um comunicado dizendo que também não vai mais conseguir oferecer o serviço aos aposentados.

Até agora o Governo Federal não mostrou que irá voltar atrás da decisão.