Afinal, realmente vale a pena solicitar a revisão da vida toda do INSS?

A revisão pode ser solicitada através de ação judicial. Entenda o que é e o que os especialistas falam do tema

A revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2022. Como o nome já diz, trata-se de uma forma de revisar o benefício da autarquia federal. Além da aposentadoria por idade, ela pode ser solicitada para quem recebe aposentadoria por invalidez, tempo de contribuição, auxílio-doença e salário-maternidade.

Vale salientar que não são todos os segurados que podem pedir a revisão da vida toda do INSS. Na realidade, ela foi criada para resolver injustiças criadas após a mudança de moeda. Com a criação do Plano Real, na década de 1990, alguns segurados se sentiram prejudicados. Então, a corte aprovou a revisão. 

Mas, nem sempre solicitar essa revisão pode ser vantajoso para o segurado. Continue lendo esta matéria para saber quem pode pedir para que o benefício do INSS seja revisto. 

vale-a-pena-solicitar-a-revisão-da-vida
A revisão da vida toda do INSS pode ser solicitada por via judicial – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal de contas, quem pode pedir a revisão da vida toda do INSS?

Antes de mais nada é importante deixar claro quais segurados podem pedir a revisão da vida toda do INSS. Como já dito antes, o benefício foi criado com o intuito de corrigir injustiças que surgiram após a aprovação do plano real, em 1994. Na época, muitas pessoas que contribuíram com a autarquia, passaram a receber menos. 

Contudo, o INSS passou a considerar as contribuições, apenas, depois do ano de 1994. Pela lei da época, a autarquia federal deveria fazer o cálculo do benefício com base na média salarial dos 80% maiores salários do segurado. Dessa forma, algumas pessoas se sentiram injustiçadas. 

A revisão da vida toda do INSS, então, é uma forma de solicitar que o valor do benefício seja revisto. Para tal, o segurado precisa acionar a Justiça. 

Quem pode pedir a revisão?

Os segurados que contribuíam antes de 1994 e que se aposentaram entre julho daquele ano e 2019. Dessa forma, o INSS irá calcular um novo benefício, com base nas contribuições anteriores ao ano de 1994. De forma geral, muitos brasileiros esperam que seus benefícios aumentem, após pedir pela revisão. Mas, nem sempre isso ocorre. Existem casos em que o pagamento pode até diminuir.

Por essa razão, nem sempre é válido optar pela revisão da vida toda do INSS. O recomendado é que se faça um cálculo dos antigos salários. Além do mais, é importante saber o quanto o segurado poderia ganhar se a autarquia federal considerasse as contribuições antes de 1994. Só aí que ele consegue saber se vale a pena entrar com o pedido de revisão. 

Veja também: INSS acaba de realizar alteração IMPORTANTE: aposentados e pensionistas serão beneficiados?

Como o segurado pode entrar com o pedido? 

Diferente de outros processos, o pedido de revisão da vida toda do INSS não pode ser feito através da internet, ou diretamente pela autarquia federal. Na verdade, a pessoa precisa entrar com uma ação na Justiça. Então, ela deve procurar pelas orientações de um advogado. 

O profissional também pode fazer os cálculos para descobrir se a revisão é, de fato, mais vantajosa para o segurado.

Veja também: Segurados do INSS começarão a receber em menos de 10 dias; confira o calendário!