Como passar pelo robô do INSS? Tecnologia é responsável por aprovar o desaprovar benefícios

Entenda também o motivo das mudanças e novos processos para evitar ser deixado para trás

O  INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou um novo método para reduzir o tempo de espera dos beneficiários. Uma dessas medidas é o uso de inteligência artificial para analisar pedidos.

Um dos maiores desafios que os membros da Previdência Social enfrentam é o período de espera para receber seus benefícios. Isso se tornou um dos problemas mais sérios do INSS. Pois o dinheiro que o assalariado pede muitas vezes é necessário para a sobrevivência.  O prazo original consentido para o tempo de espera para resolução de um benefício era de 45 dias. No entanto, como não há servidores em operação, em alguns casos, há uma espera na fila por mais de um ano. Esse desafio, além da diversidade de reivindicações, criou um gargalo para a Previdência Social.

Entenda também o motivo das mudanças e novos processos para evitar ser deixado para trás / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O robô

A tecnologia, que visa agilizar a análise de documentos e agilizar o sistema, foi implantada em maio. Independentemente do resultado esperado do trabalho, o robô pode realizar essa verificação e os cálculos necessários mais rapidamente. No entanto, para se beneficiar dessa velocidade, o contribuinte deve planejar bem. Organizar o pedido com antecedência e ter os documentos em boas condições pode ser de grande ajuda. Se for comprovado que tudo atende aos pré-requisitos a aprovação pode ser feita imediatamente.

O número de casos em que a inteligência artificial ainda tem vantagem é enorme. De cada 200.000 pensões solicitadas ao INSS, apenas 50.000 serão recebidas automaticamente. Isso acontece devido a dois fatores principais.

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Transferência de solicitação do INSS

A diminuição do número de solicitações de benefícios do instituto Nacional do seguro Social (INSS) é uma evolução positiva. Com o uso da tecnologia, processos são consequentemente mais rápidos. No entanto, devido ao grande número de pedidos rejeitados, a transferência está na fila. Em muitos casos, isso pode ser um bug no sistema de IA (Inteligência Artificial), portanto, os candidatos devem passar por um processo diferente. Nesse caso, será enviado um pedido de revisão.

Quando o contribuinte que seu pedido foi negado e recorre, o caso vai para outro órgão. A Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) está a reavaliar os pedidos e documentos apresentados pelas seguradoras. Acontece que, como essa estrutura não tinha uma demanda tão alta antes, suas filas tendem a ser ainda mais longas. O avanço da tecnologia aumentou o fluxo de pedidos recebidos no CRPS. E como esse índice é mais específico para solicitações rejeitadas. Consequentemente, não muitos servidores.

Para evitar ter que passar por um processo mais longo, é muito importante que o contribuinte considere cuidadosamente o seu pedido, planejar e estudar as diretrizes do INSS, para que seu pedido seja admitido rapidamente. Dessa forma, o proprietário da apólice pode economizar muito tempo.

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