Como a família real britânica ganha dinheiro? Cidadãos estão chocados

A morte da rainha Elizabeth II no início de setembro reabriu uma questão que muitos se perguntam

A morte da rainha Elizabeth II no início de setembro reabriu uma questão que muitos se perguntam: “Como a família real britânica ganha dinheiro?”. Para quem não sabe, a monarquia britânica não é exatamente autossustentável.

Apesar da monarquia, o sistema político no Reino Unido é o parlamentarismo. O regime monárquico na Inglaterra funciona de forma constitucional, mas os reis não têm poder de governança.

Quem escreve e aprova as leis é o Parlamento. A função da monarquia é assinar a legislação aprovada, participar de eventos e receber autoridades. No entanto, tudo de maneira protocolar.

Como-a-família-real-britânica-ganha-dinheiro
Saiba como a família real britânica é financiada (Foto: divulgação)

Então de onde vem o dinheiro da família real britânica?

Assim como no Brasil, quando nossos impostos servem para pagar os salários de senadores, deputados, vereadores, bem como de membros do Executivo e do Judiciário, na Inglaterra também funciona da mesma maneira.

Entretanto, o repasse para a monarquia – chamado de ‘Sovereign Grant” (ou Subsídio Soberano, em tradução literal) – é feito pelo primeiro-ministro uma vez ao ano e não direto. Contudo, esse valor refere-se a dois anos antes, já que o cálculo é demorado e requer validação pela Receita Federal.

Veja também: MEIs podem ter AUMENTO na aposentadoria? Veja como

Como é feito o cálculo para o pagamento da monarquia do Reino Unido?

A conta se baseia em 25% da receita do Crown Estate, empresa que gere propriedades de áreas cobertas da realeza, além do parque real de Windsor e do autódromo de Ascot, em Berkshire. Além disso, A família real britânica emprega centenas de trabalhadores, que vão de engenheiros a chefs de cozinha, bem como agentes de segurança.

Algo semelhante acontece aqui no Brasil, mais precisamente em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde a família imperial viveu por muitos anos. Até hoje os imóveis na cidade precisam pagar a chamada “taxa do imperador”, mesmo com o nosso regime sendo presidencialista desde 1889, quando houve a Proclamação da República.

Em 2021, por exemplo, o repasse para a monarquia britânica foi de 85,9 milhões de euros (mais de R$ 400 milhões na cotação da época), arrecadados entre 2019 e 2020. Mas o novo rei, Charles III, filho da rainha Elizabeth II, possui uma renda extra por causa do Ducado de Cornuália. Em 2020, esses valores ultrapassaram os 22 milhões de euros, segundo a BBC britânica.

Lucro para a Inglaterra

Embora muitos britânicos discordem dos gastos com a realeza, especialistas também defendem que a monarquia traz mais dinheiro para a economia do país do que realmente custa. Isso porque o turismo em torno dela gera milhões de libras por ano.

Veja também: Em qual banco eu posso renegociar a DÍVIDA do FIES?