Últimos dias para se INSCREVER como certificador do Enem: quem trabalhar no exame pode ganhar QUASE R$ 800

O Enem é uma possibilidade de conseguir ganhar um dinheiro a mais para muitas pessoas; entenda como é o processo para se inscrever como certificador.

Hoje em dia, milhares de brasileiros querem continuar com os seus estudos se focando no ensino superior. Dentre as motivações para isso podemos citar a possibilidade de conseguir um emprego que ofereça um maior pagamento, pois ele pode ser próprio para pessoas com diploma de graduação superior.

Para que isso aconteça, é necessário, em primeiro lugar, se inscrever em uma prova de vestibular. Sem dúvida alguma, a prova mais famosa do país é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

De responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), fazer o Enem é uma maneira de conseguir ter uma chance de passar em uma das diversas universidades públicas distribuídas em todo o país, assim como para  participar de programas de incentivo focados no acesso do ensino superior disponibilizados pelo Governo Federal, como podemos citar os exemplos do Fies e do ProUni. Veja mais a seguir.

Últimos dias para se INSCREVER como certificador do Enem: quem trabalhar no exame pode ganhar QUASE R$ 800
Muitos brasileiros podem ter o direito de se inscreverem para se tornarem certificadores e podem não saber disso / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como se inscrever como certificador do Enem?

Antes de mais nada, é importante destacar que os inscritos devem realizar uma prova de redação do tipo dissertativo argumentativo. Além disso, é preciso também fazer 180 questões de múltipla escolha, sendo que estas se subdividem nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e também de Ciências Humanas.

A prova do Enem 2023 acontece durante dois domingos e os estudantes inscritos precisam se atentar para os horários de fechamento dos portões pois, do contrário, eles correm o risco de perder a prova.

Embora muitas pessoas estejam focadas neste momento na realização da prova, há um grande esquema por trás com relação ao planejamento para que ela ocorra. Uma das formas é trabalhar como certificador, pessoa responsável por assegurar que a aplicação do exame ocorra de forma íntegra e correta.

Dessa maneira, os trabalhadores que atuam como certificador do Enem devem se focar nas situações de risco que podem causar problemas para a realização do exame. Dentre as ações que o certificador está associado podemos citar o fechamento e a abertura dos portões dos locais de exame, guarda e abertura dos malotes que contém os exames, atuação e capacitação da equipe, dentre outros.

Veja também: Minha CNH foi SUSPENSA, por quanto tempo ainda posso continuar conduzindo veículos? Entenda as regras

Quem pode atuar e como fazer?

O primeiro passo para se tornar certificador do Enem é ter certeza de que você atende as regras para isso. Dessa maneira, podem atuar como certificadores os servidores públicos efetivos e que estejam, neste momento, no exercício da docência.

Além disso, também é fundamental ter um smartphone ou tablet que seja compatível com o sistema operacional Android ou iOS. Também é preciso assegurar acesso à Internet móvel e ter disponibilidade para fazer a capacitação.

Os interessados em participar devem acessar o site oficial do INEP e se aplicarem para se tornarem certificadores do Enem. A data máxima é dia 24 de julho de 2023, pelo endereço: https://www.gov.br/inep/pt-br.

Veja também: Especialista entrega a VERDADE sobre o Desenrola: veja o que é preciso saber para dar FIM às suas dívidas