URGENTE: motos deste tipo começam a exigir nova documentação no Brasil
Com as novas diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, motos elétricas passam a contar com atualização de regras; saiba mais
Uma série de mudanças no Código de Trânsito passaram a valer a partir do dia 3 deste mês. Agora, as motos elétricas vão precisar de nova documentação para transitar pelas vias, havendo, ainda, definição de novas diretrizes para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes motorizados. Ademais, a sanção das regulamentações ocorreu em junho.
Por outro lado, a regulamentação só passou a vigorar atualmente, em julho. Por isso, é fundamental que os condutores de veículos de tais tipos tomem as providências necessárias para evitar penalizações. A seguir, confira as exigências para os veículos.

Novas regras definidas
Como já vimos, houve definição de novas diretrizes para alguns veículos. Com isso, todos de até três rodas, com motor a combustão ou elétrico e velocidade com até 50km por hora, devem seguir as regras atuais.
Do mesmo modo, tais veículos exigem habilitação em categorias A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores. Tanto ciclomotores como as motos elétricas também devem possuir equipamentos necessários. Quanto à autorização, o documento que habilita a condução destes veículos pode ser tirado no site do Detran dos estados, através de pedido para a emissão. O preço médio fica em 125 reais, variando conforme a unidade federativa. Entretanto, ele possui validade de só um ano.
Posto isso, é preciso que os condutores tomem providências, evitando penalizações. Além disso, contrário ao caso das motos elétricas e ciclomotores, as bicicletas elétricas não necessitam das mesmas exigências.
Veja também: 5 Atitudes que prejudicam o CARRO e vão te fazer passar VERGONHA no trânsito
Exigências para os veículos
Assim sendo, as bicicletas elétricas não necessitam de licenciamento ou registro. Entretanto, é preciso ter um indiciador ou dispositivo limitador de velocidade eletrônico. Da mesma maneira, a bicicleta precisa de campainha, sinalização noturna, pneus em boas condições e espelho retrovisor no lado esquerdo.
As diretrizes valem para bicicletas com até 1000w de potência, com velocidades de até 45km por hora. O mesmo vale para os patinetes elétricos, os quais ainda não exigem equipamentos de segurança. Mesmo assim, recomenda-se utilizá-los para evitar incidentes.
Portanto, o Código de Trânsito Brasileiro é uma legislação fundamental para garantir a segurança e a ordem no trânsito do país. Sua importância reside na promoção de um ambiente mais seguro nas vias, reduzindo acidentes e preservando vidas.
O CTB estabelece normas e diretrizes para todos os usuários das vias, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Ao definir regras de conduta, limites de velocidade, direitos e deveres dos condutores, o Código busca organizar o fluxo do tráfego, prevenir infrações e minimizar riscos.
Além disso, também regula a formação de novos condutores, estipulando requisitos e exames para obtenção da habilitação, o que contribui para a formação de motoristas mais responsáveis e conscientes.
O cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro é essencial para a segurança de todos os cidadãos e para a melhoria da mobilidade urbana, e as novas regras para os veículos aqui mencionados são ainda mais importante. Sendo assim, todos estes fatores são essenciais para o cumprimento das diretrizes do CTB.
Saiba mais: Saiba como ter DESCONTOS de até 40% em MULTAS de trânsito