Carta de Concessão INSS – Veja como Consultar Online

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Carta de Concessão INSS – Veja como você pode consultar este documento por meio da Internet e evite filas!

Carta de Concessão INSS – Documento é extremamente importante para os segurados e contém a Memória de Cálculo dos Valores, um dado relevante para quem recebe benefícios do INSS. Leia e saiba mais!

Muitos trabalhadores se sentem inseguros quando o assunto é a Previdência. Ainda que as regras pareçam nebulosas a muitos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma série de serviços aos contribuintes brasileiros visando promover a praticidade e a agilidade.

Isso quer dizer o seguinte: muitas vezes não é necessário ir até uma agência física do INSS para emitir algum documento ou até mesmo encontrar alguma informação que você esteja precisando no momento. A internet pode ser usada nessas horas para facilitar a sua vida. É o caso da Carta de Concessão INSS, um documento que pode ser emitido online. Fique ligado nessa importante funcionalidade!

carta de concessão inss
Imagem; Divulgação.

Carta de Concessão INSS – Para que serve o documento?

carta de concessão inss o que é
Imagem: Agência Brasil/Divulgação.

A carta de concessão INSS é um documento que mostra qual o resultado obtido a partir da solicitação do benefício, como por exemplo: pensões, aposentadorias, auxílios e benefícios assistenciais. Na prática, a carta informa se o benefício solicitado foi concedido ou indeferido (negado). Quando o resultado é positivo, ou seja, quando o benefício é concedido, o documento serve para que o segurado entenda qual a fórmula de cálculo utilizada para a apuração da renda mensal. Além disso, a carta de concessão INSS explica qual instituição bancária é a responsável pelo pagamento.

Outra informação importante que o segurado pode consultar em sua carta de concessão INSS é justamente o Memória de Cálculo dos Valores, um documento que descreve detalhadamente os cálculos que foram efetuados a fim de se obter o valor final do benefício em questão. O documento é extremamente importante e deve ser guardado pelo segurado com bastante cuidado.

Veja também: Resultado Perícia INSS Pode Ser Consultado Pela Internet!

Carta de Concessão INSS – Veja Como Emitir a Sua Online e de Graça!

carta de concessão inss consulte a sua
Imagem: Agência Brasil/Divulgação.

Em busca de mais modernização em seus serviços, o INSS criou uma plataforma chamada “Meu INSS”. Desenvolvida pela Dataprev, a comodidade pode ser acessada por smartphone ou computador. É por meio desta facilidade que você poderá consultar a sua carta de concessão INSS.

O processo é bem simples e é tão fácil quanto se cadastrar em qualquer outro site da internet, com o diferencial de que este é administrado por uma entidade governamental e altamente seguro. Para fazer seu cadastro no Meu INSS e consultar sua carta de concessão, você precisará dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Documento de Identificação e CPF.

De modo a comprovar que você realmente é quem diz ser, o sistema fará algumas perguntas sobre o recebimento de benefícios, nomes de empresas nas quais trabalhou, salários recebidos e outras informações do gênero. Após respondê-las corretamente, você poderá cadastrar uma senha. Anote para não esquecer.

Caso não consiga realizar seu cadastro, ligue 135 e explique seu problema para a Central do INSS. Esperamos que este artigo o ajude a emitir seu carta de concessão INSS. Até a próxima!

Acesse agora: www.meu.inss.gov.br

Você sabia que o INSS Dará Aumento de 25% Para Aposentados?

 

Leia Também