Brasileiros podem PERDER o BPC/Loas por causa DESTE motivo; entenda

Confira a regra mais importantes para quem é beneficiário do BPC/LOAS

Quem recebe algum tipo de benefício do INSS sabe que é extremamente importante conhecer as regras para não perder o valor mensal. Isso serve tanto para aposentados, pensionistas e para aquelas pessoas que se enquadram em outra modalidade da previdência.

Algumas delas, por exemplo, estão inseridas no BPC/LOAS e, para continuar recebendo o benefício, precisam seguir algumas exigências. Nessa matéria você descobre uma das regras  que pode encerrar o cadastro, caso não for seguida corretamente.

Quem recebe algum tipo de benefício do INSS precisa conhecer as exigências do seu programa | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o BPC/LOAS

Ainda existem muitas pessoas no Brasil que não sabem a importância do BPC/LOAS- um dos programas mais importantes quando o assunto é seguridade social. Em primeiro lugar, é importante explicar o que é a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social).

Basicamente, trata-se de uma Lei que permite à previdência social repassar renda mensal aos brasileiros que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade econômica, social ou de outras ordens.

Por exemplo, podem ser contemplados idosos em estado de pobreza e que não contribuíram com o INSS ao longo da vida. Além disso, pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou mentais também podem ser contempladas com até um salário mínimo por mês. Já o BPC é o programa de assistência previdenciária propriamente dito.

Para que ele funcione corretamente e atenda a essas devidas famílias, o BPC está ancorado na LOAS, como já explicamos anteriormente.

Veja tambémBPC e aposentadoria: entenda as diferenças e saiba qual solicitar

Arrumar emprego formal cancela o BPC/LOAS

Uma das principais regras que devem ser seguidas por quem recebe o BPC/LOAS é não trabalhar com carteira assinada ou em qualquer outro trabalho formal. Caso isso venha acontecer, é bastante provável que o benefício seja cancelado, uma vez que a renda familiar do beneficiário foi alterada.

Por isso, é sempre importante ter consciência de que para receber o BPC é necessário cumprir com as exigências de renda propostas pelo programa.

Além disso, é importante destacar que o benefício deve levar em conta a renda familiar per capita do beneficiário. Isso significa que não só ele deve ficar fora do mercado formal, mas outras pessoas do conjunto familiar também necessitam se ajustar às regras.

De acordo com o INSS, a renda per capita da família deve ser de R$ 303 e homens e mulheres devem ter mais de 65 anos. Somente pessoas com deficiência não possuem idade máxima e mínima.

Veja também:  Senado Federal estuda NOVO benefício para cidadãos que recebem Auxílio Brasil e BPC; confira!