Bolsa de estudos para JOVENS: processo seletivo libera 5 MIL vagas para brasileiros a partir de 16 anos

A prefeitura está preparando uma oportunidade incrível para estudantes. Confira mais informações!

Hoje em dia, é muito importante que os jovens aproveitem todas as chances que puderem para iniciarem no mercado de trabalho o quanto antes. Pensando justamente nisso, a prefeitura de uma certa cidade está oferecendo bolsa de estudos com oportunidade de ingresso no primeiro emprego para adolescentes.

Se você ficou interessado nessa opção e quer saber um pouco mais sobre o benefício, continue acompanhando a matéria logo abaixo para não perder os detalhes mais importantes sobre o processo seletivo!

A prefeitura da cidade está oferecendo bolsa de estudos incríveis para estudantes. Confira todos os detalhes e aproveite essa chance incrível!
A prefeitura da cidade está oferecendo bolsa de estudos incríveis para estudantes. Confira todos os detalhes e aproveite essa chance incrível! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda o programa que dá bolsa de estudos gratuita

A princípio, a prefeitura de São Paulo está oferecendo uma oportunidade incrível que cria 5 mil vagas em bolsa de estudos para ajudar a evitar a evasão escolar na região, além de proporcionar aos estudantes interessados a chance de conseguirem adentrar em seu primeiro emprego.

No caso, trata-se do programa Bolsa Jovem, uma iniciativa que busca ajudar estudantes entre os 16 e 20 anos de idade. Além disso, é importante ser aluno de uma escola pública na capital paulista, seja no ensino médio ou no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (EJA e CIEJA). Outros critérios incluem:

  1. Residir no município há mais de dois anos, pelo menos;
  2. Apresentar renda familiar inferior ou igual a meio salário mínimo;
  3. Não ter tido registro em carteira assinada no último semestre;
  4. Não estar, neste momento, recebendo parcelas do seguro-desemprego.

Segundo informações oficiais da prefeitura de São Paulo, o compromisso é ajudar os jovens a entrarem ou reincidirem no mercado de trabalho, de forma que possam ajudar na composição de renda familiar, mas sem que seja necessário abandonar a escola. Em relação às áreas de atuação, os alunos poderão ter contato com:

  • Administração de empresas;
  • Empreendedorismo;
  • Agricultura urbana;
  • Economia criativa;
  • Planejamento de futuro;
  • Algoritmos;
  • UX;
  • Mercado de games, dentre outras.

Veja também: Itaú abre novo programa de Trainee para ESTUDANTES e RECÉM FORMADOS; salário PASSA de R$ 4 mil!

Como se inscrever no processo seletivo?

Vale destacar que todas as aulas ocorrerão através do Portal Cate (https://cate.prefeitura.sp.gov.br/), ou seja, serão totalmente online. O pagamento da bolsa de estudos é no valor de R$ 683,10, se comprovado ao menos 85% de frequência nas atividades que o projeto oferecer.

Lembrando que o projeto ainda oferece oportunidades exclusivas para jovens imigrantes, com deficiência ou que façam parte da comunidade LGBTQIAP+. As inscrições, por sua vez, também ocorrem no Portal Cate, disponíveis até o dia 22 de agosto.

Trata-se de uma excelente oportunidade para que os interessados tenham mais protagonismo em suas vidas financeiras, de forma que possa haver o fomento de novas habilidades e competências para os futuros trabalhadores da região.

Portanto, se você se interessou na possibilidade de conseguir o primeiro emprego ou então de retornar ao mercado, dessa vez com novas atribuições, não perca tempo e se inscreva o quanto antes. Através do site, você poderá ver todas as informações necessárias para a inscrição. Boa sorte!

Veja também: CNH GRATUITA? ESTA instituição abre MILHARES de vagas para emitir este documento