Benefícios do INSS tem novas regras: você só poderá receber se atender a ESTES requisitos

INSS tem novas regras para obter benefícios; novidades são divulgadas, deixando muita gente de fora. Veja a seguir.

Novos brasileiros podem ser beneficiados muito em breve. Isso porque uma nova proposta em tramitação na Câmara deve modernizar as regras para obter benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia, com isso, é diminuir o número de fraudes que acabam desviando o dinheiro que poderia ser investido em novos benefícios.

Acontece que, há pouco tempo, as regras para obter benefícios do INSS foram alteradas, fazendo com que o tempo e a idade para se aposentar fosse estendido. Agora, uma proposta na Câmara dos Deputados deve trazer novas alterações para a concessão dos benefícios. Nesse caso, o objetivo é oferecer mais segurança ao beneficiário e ao instituto. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!

Conheça as novidades envolvendo o Instituto. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Mudança nos benefícios do INSS

Antes de mais nada, é importante destacar que o texto de autoria do ex-deputado Antônio Carlos Mendes Thame. Ele está em trâmite há 14 anos e inclui inovação tecnológica na concessão dos benefícios do INSS. Aprovada no último mês de agosto, a proposta possibilita a utilização da biometria para a inscrição na Previdência Social. O texto aprovado foi um substituto ao projeto do ex-deputado Antônio Carlos.

A saber, a proposta original traz a obrigatoriedade da utilização de sistema de identificação biométrica tanto para o pagamento de benefícios da Seguridade Social, quanto para a concessão de financiamentos e empréstimos consignados. Por sua vez, esse mesmo recurso ainda poderia ser utilizado para a contratação e habilitação de aparelhos celulares pré-pagos.

A novidade já está em uso para a comprovação da vivacidade do beneficiário; desbloqueio do benefício; mudança do local de pagamento, entre outros. O projeto, no entanto, ainda vai ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba também: Posso QUITAR o financiamento do meu imóvel com a minha aposentadoria do INSS? 

INSS ligando para beneficiários?

Isso mesmo! Desde o início desta semana, o INSS tem ligado para os segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias.

Para agilizar esse contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 resolveu mudar de número. Agora, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela de chamada do seu telefone quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. Esse número, no entanto, não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

Caso o cidadão esteja em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135. A saber, o número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número, lembre-se de que é o INSS entrando em contato.

Por fim, resta dizer ainda que, segundo o próprio INSS, a autarquia não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária. Portanto, se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!

Saiba também: Talvez você possa ANTECIPAR sua aposentadoria e não sabe: confira os REQUISITOS!