Benefício Negado pelo INSS

Benefício Negado pelo INSS – Veja como agir caso isso aconteça!

Benefício Negado pelo INSS – Confira quais decisões tomar em caso de benefício negado!

Quando chega o momento de receber o benefício, é com certeza um dos mais agradável para muitas pessoas. Todos os documentos estão em dia, a carência foi cumprida e tudo está como deveria, porém, mesmo cumprindo todas exigência, a pessoa tem seu Benefício Negado pelo INSS.

O segurado que teve seu benefício negado possui cinco anos para mover uma ação. Após receber uma negativa administrativa, a pessoa segurada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem no máximo cinco anos para buscar obter o benefício previdenciário através de vias judiciais. Este prazo foi confirmado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja logo abaixo algumas dúvidas sobre esse tema e iremos te mostrar como agir  se isso aconteceu com você!

Abaixo vamos sanar todas as dúvidas sobre esse assunto e te mostrar como prosseguir para conseguir o seu benefício. Confira!

Benefício Negado pelo INSS
Foto: Divulgação

Benefício do INSS negado

Benefício do INSS negado
Foto: Divulgação

O Benefício do INSS negado se dá muitas vezes devido ao médico, que não são especialistas, portanto, não possuem o conhecimento necessário para realizar uma avaliação nos pacientes com determinadas doenças. Então é por isso que a via judicial é uma boa opção para obter o benefício negado pelo INSS, já que os médicos indicados pelos juízes são todos especialistas.

Ainda, o auxílio-doença e, em especial, a aposentadoria por invalidez costuma dispor um custo alto para a previdência. Portanto eles são muitas vezes negados, e impedem os segurados que cumpriram todos os requisitos de recebê-los.

Para obter um destes benefícios, referentes aos casos de incapacidade, eles podem ser temporários ou permanentes, o segurado deve passar pela perícia que irão os avaliar. Em média 60% dos pedidos de benefícios de incapacidade são negados.

O que fazer em caso de benefício negado

Para saber o que fazer em caso de benefício negado é bem simples, a pessoa pode escolher as seguintes alternativas:

  • – 1) Aceitar a decisão;
  • – 2) Entrar com recurso administrativo;
  • – 3) Ingressar com ação judicial.
O que fazer em caso de benefício negado
Foto: Divulgação

A primeira opção, quase sempre, nem chegar a ser uma, porque estamos falando de dinheiro para pagar as necessidades básicas de alguém que não está em condições de voltar ao trabalho.

O recurso administrativo foi criado para ajudar a concessão do pedido do benefício caso ele seja negado. Isso vai evitar os custos judiciais, pois o pedido terá que ser feito diretamente no próprio INSS. Então a pessoa que teve seu benefício negado deverá mostrar, de uma forma detalhada, os motivos pelos quais o órgão deve aceitar o pedido e dar o benefício.

A ação judicial é uma bela opção que tem o poder de oferecer maiores benefícios isso porque, como já foi citado, o médico que vai avaliar o segurado é um especialista, então, conhece bem a doença e suas consequências para as atividades de trabalho. Ela possui uma boa chance de reverter a decisão do INSS por via judicial.

Mais detalhes no site do INSS: https://www.inss.gov.br/

Veja todos os detalhes sobre o Cadastro Único Governo Federal!

 

Leia Também