BANCOS são obrigados a oferecer estes 10 serviços GRATUITAMENTE; saiba como pedir o estorno

São operações que envolvem emissão de cartão, saque, extrato, consultas, entre outras coisas. Confira a lista completa, aprenda a identificar a cobrança indevida e cobrar o pagamento do valor em dobro.

Quando se fala em instituições financeiras uma das primeiras coisas que passa pela cabeça é a cobrança de taxas. Só que existe uma resolução há mais de 10 anos que determina que os bancos devem oferecer uma série de serviços gratuitamente para os clientes. A resolução foi determinada pelo Banco Central em 2010 e reforçada em 2013, apesar disto as cobranças indevidas continuam acontecendo.

São 10 serviços gratuitos para os clientes que possuem conta corrente ou conta poupança nos bancos brasileiros. A lista inclui transferências, saques e extratos. As instituições não podem cobrar nenhum tipo de taxa se o cliente realizar as operações dentro do limite mensal que é estabelecido pela lei.

No caso da cobrança indevida, é possível solicitar o estorno, inclusive com o valor em dobro. Para tanto, vamos explicar como identificar que houve a cobrança indevida e de que forma pode ser solicitado o estorno, pois é preciso conferir os termos do contrato e entrar em contato com o banco para resolver a situação.

BANCOS são obrigados a oferecer estes 10 serviços GRATUITAMENTE; saiba como pedir o estorno
A gratuidade é para serviços de contas corrente e poupança, com uma quantidade limitada mensal para algumas operações. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais os serviços que os bancos devem oferecer gratuitamente?

No caso da conta corrente, os serviços gratuitos são os seguintes:

  • Cartão de débito;
  • Segunda via do cartão de débito (exceto nos casos de perda, roubo, furto e danos);
  • 4 saques por mês;
  • 2 transferências entre contas do mesmo banco;
  • 2 extratos dos últimos 30 dias;
  • 10 folhas de cheques;
  • Consultas ilimitadas de saldo pela internet;
  • Compensação de cheques;
  • Extrato anual detalhado;
  • Serviços por meios eletrônicos.

No caso da conta poupança são os serviços a seguir:

  • Cartão para movimentação;
  • Segunda via do cartão (exceto nos casos de perda, roubo, furto e danos);
  • 2 saques por mês;
  • 2 transferências entre contas do mesmo banco;
  • 3 extratos dos últimos 30 dias;
  • Consultas ilimitadas de saldo pela internet;
  • Extrato anual detalhado;
  • Serviços por meios eletrônicos.

Após ultrapassar os limites destacados acima, o cliente está sujeito à cobrança de taxas.

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Como identificar a cobrança indevida e solicitar o estorno?

Se o cliente suspeitar que pagou por um serviço que é gratuito, ele deve conferir os termos do seu contrato com o banco. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ainda acontece do banco alegar que os serviços são limitados e para um grupo específico.

Outra situação que pode acontecer é do cliente ter contratado os serviços pagos e o banco oferecer a possibilidade de migração para contas com serviços gratuitos, mas o cliente não fazer isso. Entende-se que o fato da instituição fazer a divulgação por meio de placas nas agências e informações no site já é o suficiente.

Caso a cobrança realmente tenha sido de forma indevida, é possível pedir o ressarcimento e até mesmo com o valor em dobro. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco para tentar resolver o problema, lembre-se de anotar o número do protocolo de atendimento. Se não for resolvido, a saída é buscar atendimento junto ao Banco Central ou com o Procon da sua cidade.

Confira os contatos dos 5 principais bancos do Brasil e também do Banco Central:

Banco do Brasil: 0800-7290722
Itaú: 0800-7280728
Santander: 0800-7627777
Bradesco: 0800-7048383
Banco Central: 0800-979-2345

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