Inscritos em Programas Sociais podem perder benefícios por estar com cadastro desatualizado: Veja como consultar o cadastro

Atualizado Hoje!

Saiba como atualizar seus dados no sistema do Governo Federal para não perder benefícios e auxílios! 

Você sabia que inscritos em programas sociais podem perder os benefícios por ter cadastro desatualizado? É isso mesmo, muitas pessoas estão deixando de receber auxílios porque estão com dados antigos no sistema do Governo. 

Por isso é importante que você saiba como verificar o seu cadastro atual e conferir se as informações estão atualizadas. Se não estiverem, saiba como alterar e garantir seus pagamentos. 

Inscritos em Programas Sociais podem perder benefícios por estar com cadastro desatualizado
Inscritos em Programas Sociais podem perder benefícios por estar com cadastro desatualizado. / Imagem: Divulgação.

Cadastro Único 2021 Atualizado

O Ministério da Cidadania está recomendando que todos os brasileiros em situação de baixa renda ou extrema pobreza mantenham o Cadastro Único 2021 atualizado

Para quem ainda não sabe, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é o sistema do Governo Federal que organiza informações de famílias que estão em situação mais vulnerável. 

Programas como o Bolsa Família e o Vale Gás só são possíveis usando os dados que estão no sistema. Ou seja, quem quiser receber ou continuar recebendo auxílio do Governo precisa ter os dados atualizados. 

Atualizar Cadastro Único 2021

É importante ficar atento já que os novos benefícios do Governo Federal também exigirão que as famílias mantenham os dados disponíveis. Por isso é necessário atualizar o Cadastro Único em 2021 caso a família não tenha feito isso ultimamente. 

A grande dúvida é: como atualizar o Cadastro Único? Esse processo é feito rapidamente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua região. 

É possível agendar a atualização do CadÚnico ligando para um CRAS e fazendo a solicitação. 

Atualizar Cadastro Único pela Internet 

E é possível também atualizar o Cadastro Único pela internet em 2021? Não! O Governo Federal deixa claro que esse serviço deve ser feito presencialmente nas unidades de CRAS. 

Durante o auge da pandemia, em 2020, alguns municípios tiveram liberação de fazer as atualizações por telefone. Agora, porém, é necessário ir até uma unidade de CRAS para atualizar os dados. 

Ou seja, não é possível fazer a atualização do CadÚnico pela internet

Como consultar o CadÚnico 

Mas e como saber se você está com os dados desatualizados? Isso pode ser resolvido fazendo uma consulta do CadÚnico pelo site oficial do Governo Federal. 

Confira a seguir um rápido passo a passo de como consultar o Cadastro Único em 2021:

  1. Acesse o Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/); 
  2. Adicione nome completo, nome da mãe, data de nascimento, estado e município e confirme em ‘Não sou um robô’; 
  3. Clique em ‘Emitir Certidão’; 
  4. Pronto! Agora você terá todas as informações sobre o seu Cadastro Único. Caso encontre algo desatualizado, procure um CRAS mais próximo e regularize. 

Lembrando que para receber o novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil 2021, será necessário ter o cadastro atualizado. Saiba mais no site: https://pronatec.pro.br/auxilio-brasil-2021/

 

Leia Também