Apple apresenta novo sistema de busca que pode mudar iPhone
Pensando em novas possibilidades, a Apple está investindo em inteligência artificial para criar um sistema de busca. Essa iniciativa pode colocar a empresa na competição com gigantes como Perplexity e OpenAI. Recentemente, Mark Gurman, da Bloomberg, conversou com fontes que estão por dentro do assunto.
Esse projeto, chamado de World Knowledge Answers, pode estar integrado à famosa assistente de voz, a Siri. A ideia é tornar a Siri ainda mais inteligente e útil, utilizando IA para oferecer respostas mais precisas.
As previsões
A Apple tem planos de expandir essa tecnologia não só para a Siri, mas também para o navegador Safari e a funcionalidade Spotlight. É possível que algumas novidades sejam apresentadas durante a primavera no hemisfério Norte. O objetivo é fazer o sistema fornecer dados da internet de maneira a competir com o que o ChatGPT já oferece.
Para isso, a Apple está se baseando em termos de linguagem grande (LLMs), que são fundamentais para o funcionamento da inteligência artificial. Há informações de que a tecnologia pode, em parte, ter a ver com um acordo que a Apple fez com a Alphabet, empresa-mãe do Google. Isso permite que a Apple teste e avalie suas soluções em IA.
Essa nova funcionalidade será bem versátil, possibilitando interações por meio de fotos, textos, vídeos e até aspectos relacionados à localização do usuário. O uso de IA promete trazer respostas mais rápidas e precisas, algo que a atual Siri, lançada em 2011, ainda não consegue fazer com muita eficiência. Hoje, a assistente oferece informações básicas sobre eventos esportivos e filmes, mas fica limitada na profundidade dos dados apresentados.
Até o momento, nem a Apple nem o Google se manifestaram publicamente sobre o assunto. A Bloomberg fez essa reportagem, e, ao que parece, o mercado está reagindo bem a essas novidades, com as ações da Apple subindo cerca de 3,8%, fechando em US$ 238,47.