Aposentados e pensionistas INSS acabam de receber notícia PREOCUPANTE: você precisa saber

Comunicado oficial do INSS preocupa aposentados e pensionistas sobre situação de perigo, confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um comunicado sobre golpes cibernéticos que estão sendo aplicados contra aposentados e pensionistas.

O órgão público que é responsável pelo pagamento das aposentadorias e pensões, emitiu um comunicado oficial demonstrando sua preocupação com as contas bancárias dos beneficiários. Saiba do que se trata esse assunto no decorrer da leitura.

Aposentados e pensionistas INSS acabam de receber notícia PREOCUPANTE: você precisa saber
Alerta para aposentados e pensionistas não caírem em golpes. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de golpes 

Uma situação preocupante foi confirmada pelo INSS sobre golpes que estão sendo aplicados nos beneficiários. A saber, aposentados e pensionistas estão sendo enganados pelo golpe da central de atendimento falsa do INSS.

Por isso, o portal oficial do Governo Federal fez um comunicado que informa sobre a segurança digital dos beneficiários do INSS. Trata-se de golpes cibernéticos aplicados por meio de ligações para os segurados onde os criminosos se identificam como funcionários do INSS.

Nessa ligação os criminosos informaram sobre falsas transações que foram feitas na conta ou no cartão de benefício do segurado. Então, eles pedem que a vítima confirme o número da conta ou do cartão de benefício, como também outros documentos pessoais, e até mesmo pedem uma selfie da vítima para burlar a biometria facial.

O ruim de tudo isso é que alguns segurados foram enganados e não sabiam como agir diante de tal situação. Por isso, o comunicado é para que as vítimas ignorem as ligações e não forneçam nenhuma informação pessoal que seja solicitada.

As informações do portal afirmam que o Instituto não realiza ligações, nem envia e-mail ou SMS para os segurados solicitando confirmação de documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou outras informações pessoais.

Portanto, caso receba alguma ligação, e-mail ou SMS com esse tipo de conteúdo, bloqueie o contato e denuncie ao órgão imediatamente nos canais abaixo:

  • Telefone: Central 135 – de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Internet: Plataforma Fala.BR no endereço falabr.cgu.gov.br.

Veja também: GOLPE DO 0800: Saiba como os golpistas estão agindo; Bancos fazem alerta

Evite cair em golpes 

Cerca de 71% dos brasileiros já foram vítimas de golpes cibernético, assim diz uma pesquisa apontada pela cibersegurança da Nord Security. 

Inclusive, golpes aplicados em aposentados e pensionistas ultimamente tem sido muito frequente, haja vista que a maioria não tem familiaridade com operações online e informática. Entre os incidentes cibernéticos mais frequentes estão os casos relacionados à finanças e informações bancárias.

Uma pesquisa realizada com 1194 brasileiros acima de 18 anos entre 20 e 22 de março de 2023, entrevistou pessoas que haviam sofrido algum tipo de golpe online.

Cerca de 69% foram capazes de reconhecer todas as ameaças virtuais, conforme a análise feita pelo levantamento da pesquisa. 26% dos entrevistados alegam que também tiveram seus dispositivos infectados por um vírus, malware ou spyware em 2022. 

A Nord informa que o resultado mostrou que estar ciente dos golpes ainda assim não é suficiente para evitá-los, infelizmente. Os golpes mais comuns são: fraudes no Pix, fraudes e cartões bancários, cerca de 75% e 74% dos brasileiros sofrem com golpes dessa natureza. Os incidentes mais comumente enfrentados são: 

  • Fraudes financeiras ocasionadas via Pix (15%);
  • Cartões de crédito roubados (15%);
  • Lojas falsas na internet (15%);
  • Infecção por vírus que roubam dados pessoais e bancários (13%);
  • Fraudes com boletos falsos (12%);
  • Roubo de senha e invasão de conta privada das vítimas (12%);
  • Roubo de dados pessoais e confidenciais (11%).

Estratégias para prevenir a aplicação de golpes, veja essa lista:

  • Nunca utilize senhas complexas e únicas para cada conta;
  • Instale programas de segurança cibernética, como antivírus ou gerenciadores de senhas (VPN);
  • Não clique em links suspeitos ou faça downloads de conteúdos desconhecidos enviados a você;
  • Não forneça informações pessoais que não sejam de canais não oficiais;
  • Revise seus extratos bancários, conta e cartão de crédito e confira se há compras não autorizadas.

Saiba mais: Estes são os GOLPES mais aplicados via PIX: veja como se proteger