Antecipação CONFIRMADA: estes beneficiários receberão o Bolsa Família mais cedo em setembro

Dois grupos de beneficiários irão receber o Bolsa Família mais cedo em setembro, em duas semanas diferentes, caso cumpram apenas um requisito.

Em setembro, mais de 21 milhões de famílias irão receber o Bolsa Família. A saber, o programa retornou em 2023 para a folha de pagamentos do Governo. O principal objetivo do benefício é auxiliar famílias em vulnerabilidade social. Felizmente, em setembro certos beneficiários receberão o Bolsa Família mais cedo.

Com repasses mensais mínimos de R$ 600, o Bolsa Família é uma iniciativa que combate a fome e a desigualdade. Por isso, qualquer pagamento antecipado é extremamente benéfico para os brasileiros. Para saber quem irá aproveitar essa vantagem, confira o texto completo.

Dois grupos poderão receber o bolsa mais cedo devido a uma antecipação do governo federal. Essa mudança será essencial para famílias em situação de vulnerabilidade. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Saque do Bolsa Família

Famílias que irão receber o Bolsa Família antecipadamente devem ficar atentas a como realizar o saque do benefício. A saber, todos os meses os responsáveis familiares podem usar o cartão para sacar o benefício em um dos diversos locais ofertados pela Caixa. Por exemplo, em agências, postos de atendimento bancários, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, unidades itinerantes e terminais de autoatendimento.

Ademais, caso o cadastro no CadÚnico esteja atualizado, a Caixa abra uma Conta Poupança Social Digital no CPF do responsável familiar. Essa abertura é automática, e os beneficiários podem movimentar os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Felizmente, a conta não possui tarifa de manutenção. Para baixar o app, utilize os links abaixo:

  • Android: https://bityli.com/SVbrUS
  • iPhone (iOS): https://bityli.com/FwISrT

Por meio do app é possível fazer PIX, transferências e até mesmo pagar contas. Essa é uma possibilidade essencial para beneficiários do Bolsa Família que ainda não tenham recebido o cartão. Para os beneficiários do Auxílio Brasil, ainda é possível utilizar o cartão antigo.

Veja também: Governo libera saque de DINHEIRO EXTRA para MILHARES de brasileiros: confira se você também pode SACAR

Antecipação CONFIRMADA do Bolsa Família

De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o Bolsa Família irá antecipar o pagamento de dois grupos em setembro. Por isso, já nesta semana um desses grupos poderá realizar o saque do benefício. Para isso, é preciso estar inscrito sob o NIS (Número de Identificação Social) 1 e 6. Os pagamentos serão feitos, respectivamente, nos dias 16 e 23 de setembro.

Anteriormente, de acordo com o calendário divulgado, o pagamento desses grupos seria no dia 18 e 25 de setembro. Ou seja, em segundas. Entretanto, com a mudança, o pagamento passa a ocorrer aos sábados, e os beneficiários terão acesso aos valores para passar o final de semana. Essa é uma grande vantagem principalmente para aquelas famílias em situação de pobreza extrema.

A saber, o restante do calendário de pagamento continua o mesmo. Confira-o abaixo e veja que dia você irá receber o seu benefício:

  • 18 de setembro- NIS final 1: 18 de setembro – Receberão no dia 16 (sábado);
  • 19 de setembro- NIS final 2;
  • 20 de setembro- NIS final 3;
  • 21 de setembro- NIS final 4;
  • 22 de setembro- NIS final 5;
  • 25 de setembro- NIS final 6 – Receberão no dia 23 (sábado);
  • 26 de setembro- NIS final 7;
  • 27 de setembro- NIS final 8;
  •  28 de setembro- NIS final 9;
  • 29 de setembro- NIS final 0

Veja também: Precisando SACAR o FGTS com antecedência? Veja como fazer isso com o NUBANK!

Cidades precisarão adaptar-se às novas regras do Bolsa Família

Muito se discute no Governo Federal sobre a possibilidade de concessão do Bolsa Família para beneficiários unipessoais, ou seja, para aqueles que moram sozinhos, e consequentemente, não possuem nenhum dependente cadastrado no mesmo grupo familiar.

Até determinado momento, aqueles que estavam nessa situação estiveram à beira de sofrer o veto, porém, o Governo Federal anunciou algumas novas regras que garantem que esse grupo ainda possa contar com as parcelas mensais do benefício.

De forma mais clara, aqueles que cumprirem todas as regras de concessão do Bolsa poderão sim receber a parcela mínima do benefício, no caso, de R$ 600, porém, cada município pode contar com, no máximo, 16% de benefíciso concedidos para pessoas unipessoais. Ou seja, há uma nova limitação para a concessão das parcelas.