Brasileiros não precisam de VISTO para VIAJAR para esse país

Existe um destino muito procurado que não exige visto dos brasileiros que desejam visitar o país. Descubra qual é.

O visto de viagem é essencial em muitos casos. O documento é uma autorização para que o estrangeiro entre e permaneça em determinado país. Vale destacar que todos os governos adotam a medida. É uma forma de segurança, além de manter a soberania nacional. As relações diplomáticas entre os países vão determinar se os estrangeiros vão precisar do documento ou não. 

Um exemplo clássico são os brasileiros que vão para os Estados Unidos. Mesmo que seja turismo, é necessário autorização. Embora o país norte-americano seja um dos destinos de viagens internacionais preferidos dos brasileiros, o processo para a entrada no país pode ser burocrático.

A boa notícia é que existem outros países que não exigem a documentação. Continue lendo esta matéria para saber qual lugar não exige o visto para brasileiros. 

aeroporto-marcelo
Este é o país que não exige visto para os brasileiros – Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir do dia 30, este país não exigirá mais o visto de brasileiros 

Conforme já mencionado, as relações diplomáticas entre os países são um dos principais motivos que determinam se existe a necessidade de visto. Vale destacar que existem diversos critérios para determinar se o documento é necessário para visitar algum país. Quem faz essa determinação é o próprio Governo. Mesmo que um país exija o documento para uma determinada nacionalidade, não significa que o outro país vá exigir a autorização. 

É o caso dos Estados Unidos, por exemplo. Os brasileiros precisam do documento para entrar no país. No entanto, os americanos podem entrar no Brasil, a turismo, mesmo sem a autorização. Essa falta de reciprocidade sempre é criticada pelos diplomatas. Durante a última gestão governamental, diversas nacionalidades foram liberadas no Brasil sem adotar o visto. 

Porém, os brasileiros continuaram a precisar do documento para entrar nesses países. Ao assumir, o presidente Lula (PT) anunciou que vai adotar o princípio da reciprocidade. Ou seja, se um governo exigir a autorização dos brasileiros, o Brasil vai passar a exigir o documento para estrangeiros dessa nacionalidade. 

É o caso do Japão. Atualmente, os brasileiros precisam de visto para visitar o país asiático. Mas, isso está prestes a mudar. A partir do dia 30 de setembro, o documento não será mais necessário. Os brasileiros que desejam conhecer o país do sol nascente, não precisarão do documento. Eles poderão ficar por, no máximo, 90 dias. 

As mesmas regras serão válidas aos japoneses que desejam conhecer o Brasil. O visto não será exigido. Ou seja, ambos os governos adotaram o princípio da reciprocidade. 

Veja também: PLACAS de TRÂNSITO misteriosas que poucos sabem o significado

Regras para a isenção do documento 

Vale destacar que mesmo sem visto, os turistas não poderão trabalhar no país de destino. Além do mais, os agentes de imigração podem impedir a entrada do estrangeiro, se considerarem a medida necessária para manter a segurança nacional. Em alguns casos, o documento será solicitado, também como uma medida para manter a segurança nacional. As regras começam a valer no dia 30. 

Veja também: Sofrendo com DORES nas costas? Veja a melhor forma de se LIVRAR desse incômodo!