9 tipos de alimentos que seremos obrigados a comer no FUTURO: você não vai acreditar!

Algumas das ideias estão em estudo enquanto outras já estão sendo desenvolvidas em fase mais avançada. Confira o que vai ser comida em breve.

O mundo que conhecemos hoje não é o mesmo de anos atrás e certamente será bem diferente daqui algum tempo. A medida que evoluímos, enfrentamos desafios e precisamos repensar nossos hábitos, o que inevitavelmente afeta a comida. É bem provável que no futuro os alimentos disponíveis sejam outros.

É só parar e pensar em como era na antiguidade, as comidas que as pessoas consumiam, os pratos da época, os ingredientes e o modo de preparo, tudo bem diferente do que temos hoje em dia. As principais mudanças aconteceram a partir do desenvolvimento de eletrodomésticos que auxiliam no preparo e armazenamento dos alimentos.

Os cientistas apontam que os principais desafios da humanidade vão passar pela superpopulação e a escassez de recursos. O avanço da indústria alimentícia e o progresso tecnológico permitem o desenvolvimento de novos tipos de alimentos, que certamente vão fazer parte da nossa alimentação muito em breve.

9 tipos de alimentos que seremos obrigados a comer no FUTURO: você não vai acreditar!
Coisas inimagináveis são consideradas como opções de alimentos nutritivos. Foto: divulgação

Alimentos que serão realidade no futuro

1. Comida de impressora 3D

As impressoras tridimensionais conseguem criar uma variedade de coisas e agora estão sendo aprimoradas com domínio da culinária. A ideia é imprimir uma estrutura externa com uma massa de terra comestível e sementes.

2. Carne de laboratório

A carne produzida em laboratório é uma estratégia que já está sendo adotada, ainda em pequena escala, para reduzir os gases do efeito estufa e a exploração animal. Algumas empresas, como a Memphis Meats, cultivam almôndegas em laboratório utilizando células-tronco de animais, obtidas de modo não invasivo.

3. Dieta com base no DNA

Caso aconteça a redução nos custos de sequenciamento de DNA, os cientistas vislumbram a possibilidade de ter um aplicativo capaz de informar de maneira personalizada quais alimentos consumir e quais evitar para melhorar a saúde.

4. Refeição em comprimido

As refeições em formato de cápsulas de comprimido parecem coisa de filme de ficção científica ou que se passa no espaço sideral, mas já é realidade. As comidas são conhecidas como nanoalimentos ou refeições encapsuladas.

5. Embalagem comestível

Essa ideia resolveria dois problemas de uma só vez, o da produção de lixo das embalagens descartadas e da escassez de comidas. Uma empresa de Londres está trabalhando no desenvolvimento de garrafas de água comestíveis, feitas a partir de algas marinhas.

Veja também: Existe forma certa de CONGELAR a COMIDA? Você pode ter feito ERRADO a vida toda

Opções de comida para os próximos anos

6. Frutos do mar falsos

Os frutos do mar também estão sendo produzidos em laboratório. A New Wave Foods é uma empresa que está trabalhando nisto, com a criação de um camarão sintético à base de um substituto de algas. Também estão sendo desenvolvidas versões de lagosta e caranguejo.

7. Insetos

De acordo com a ONU, os insetos já são parte da alimentação de 2 milhões de pessoas. Os seres possuem alto teor de gorduras, proteínas, fibras e minerais e são semelhantes com alimentos que comemos, a exemplo de bacon, maça, peixe e manteiga de amendoim.

8. Leite sem vaca

É possível obter o leite de outra forma que não seja através de vacas, o que está sendo feito por produtores dos Estados Unidos. A produção utiliza proteínas bovinas fermentadas, sem vacas no processo. O líquido é utilizado em biscoitos, maionese, papinhas, entre outros.

9. Alimentação com música

O som é capaz de alterar a nossa percepção gustativa, modificando o sabor de determinados alimentos. A música pode tornar uma refeição mais doce, assim como o som mais grave realça o sabor amargo, o que certamente deve mudar o consumo de alimentos no futuro.

Veja também: Esquentar COMIDA no MICRO-ONDAS dessa forma pode causa INTOXICAÇÃO