Além da aposentadoria, quais outros BENEFÍCIOS os idosos podem receber?

A Aposentadoria é um direito que garante remuneração aos idosos segurados pelo INSS e, além dela, esse grupo pode receber outros benefícios também. Confira quais são!

Você sabe quais são os benefícios que a pessoa idosa tem direito no Brasil? O Estado assegura 7 deles além da aposentadoria.

Como as informações vindas do governo são muitas e se atualizam a todo momento, pode ser que alguns direitos passem despercebido. Nesse sentido, é preciso que você se atente a tudo aquilo que pode usufruir.

A aposentadoria, garantida aos segurados INSS por meio de diversas categorias e modalidades é apenas um dos benefícios no qual a população maior de 60 anos tem direito.

Além da aposentadoria, quais outros BENEFÍCIOS os idosos podem receber?
Veja quais são os direitos garantidos aos idosos além dos benefícios do INSS. / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios do INSS

Antes de mais nada, é importante elencar quais são os benefícios que são segurados pelo INSS e estão garantidos por lei.

Devido as constantes atualizações, é preciso ter cuidado para que nenhuma informação seja deixada de lado. Por isso, é importante que você se atenha às modalidades e aos requisitos de cada um deles.

No que diz respeito à Aposentadoria, acesse ao portal do governo e entenda quais são todas as modalidades admitidas por esse benefício. O site está disponível pelo link (https://bit.ly/3fPywhD).

Além disso, outros benefícios são também assegurados pelo INSS, como exemplo, os auxílios e as pensões.  No que tange as pensões, existem cinco categorias que podem ser conhecidas ao acessar o portal do governo (https://bit.ly/3UL86fU).

Entretanto, se você já está por dentro dos benefícios recebidos através do INSS, é importante que conheça os outros direitos garantidos.

Veja também: 13º do INSS: saiba quem vai receber pagamento em cota única agora em novembro

7 benefícios assegurados aos idosos

1- Medicamentos gratuitos

Em primeiro lugar, o direito de obter remédios gratuitos pode ser um grande aliado do orçamento do idoso. Isso porque essa população tende a precisar bastante desse tipo de produto, que podem ser caros.

A fim de garantir um tratamento adequado, seja qual for a doença, o Estado deve fornecer possibilidades de medicamentos de graça.

De acordo com a lei instaurada em 2003, os idosos “têm direito a receber do SUS, gratuitamente, medicamentos para a reabilitação e a recuperação de sua saúde, especialmente os de uso continuado.”

2- Vagas de estacionamento

Em segundo lugar, de acordo com o Estatuto do Idoso, é garantido por lei que os estacionamentos tenham, pelo menos, 5% de vagas de automóveis destinadas aos idosos. Nesse sentido, a medida garante facilidade de logística a essa população.

3- Transporte público

Além de possuir direito ao assento preferencial em transportes públicos, o idoso também pode usufruir deles de forma gratuita. Nesse sentido, para solicitar o acesso à transportes de graça, o cidadão deve apresentar um documento com foto, comprovando, dessa maneira, sua idade.

Isso serve também para viagens mais longas. Porém, nesse caso, existe uma quantidade limite de passagens gratuitas. Nesse sentido, procure reservar seu lugar com antecedência.

Entretanto, atenção às leis municipais! Isso porque, em alguns municípios, ainda que reduzida, as agências podem cobrar alguma taxa no valor da passagem para circulação na cidade.

4- Isenção ao IPTU

Esse benefício está disponível aos mais velhos porém, apenas em algumas cidades e com requisitos específicos.

Para que o benefício seja liberado, é preciso comprovar o tempo em que o imóvel existe e a idade do solicitante.

5- Atendimento preferencial

Mais conhecido por todos, não podemos deixar de mencionar o atendimento preferencial. Garantido também por lei, ele visa facilitar as atividades dos idosos que precisam ser realizadas em público. Dessa forma, é concedido a eles, o direito de prioridade em filas de bancos, supermercados, caixas eletrônicos, e mais.

6- Imposto de Renda

Essa medida prevê a isenção do pagamento do Imposto de Renda para maiores de 65 anos. Ainda assim, atenção aos critérios necessários para a solicitação.

7- Desconto de meia-entrada

Em virtude de um desenvolvimento cultural, o Estado garante um desconto de 50% nos valores de ingressos das mais variadas atividades. A opção de meia-entrada, disponível para estudantes e outras categorias, é responsável por facilitar o acesso de algumas categorias em eventos culturais, artísticos, cinemas, teatros e outras opções de lazer.

Veja também: Novo PENTE-FINO do INSS tem público específico; saiba como evitar o veto do seu benefício