Novo PENTE-FINO do INSS tem público específico; saiba como evitar o veto do seu benefício

Confira quem passará pela revisão

Um novo pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está tirando o sono de alguns beneficiários. Isso porque, dessa vez, a revisão deverá cortar milhares de pagamentos de diferentes programas.

A preocupação é dada em virtude da extrema importância do INSS para o sustento de milhões de beneficiários. Ao todo, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum valor proveniente dos programas do Instituto.

Desse modo, o novo pente-fino tende a revisar beneficiários específicos, a fim de diminuir as irregularidades no sistema, bem como para dar lugar às novas pessoas que estão na fila de espera do órgão.

Assim, se você faz parte da folha de pagamentos do INSS, vale a pena conferir se o seu benefício será alvo de revisão, além de conferir o que pode ser feito para evitar a suspensão e/ou veto dos valores.

Novo pente fino do INSS
Revisão dos benefícios / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o pente-fino do INSS

Bem, primeiramente, o pente-fino do INSS funciona através do pedido de revisão. Isto é, pedido solicitado pelo próprio Instituo, a fim de diminuir, como dito, as irregularidades no sistema, bem como evitar fraudes e pagamentos indevidos.

De modo geral, quando o INSS solicita a revisão de determinado benefício, significa que existe alguma pendência cadastral do usuário. Isso pode acontecer através da ausência da documentação necessária que comprove a qualidade do beneficiário, entre diversos outros motivos.

Quando isso acontece, no entanto, o beneficiário deve seguir, imediatamente, o processo solicitado pelo Instituto. Isto é, no caso de documentação, é necessário correr atrás dos exames solicitados, bem como da comprovação exigida.

Normalmente, os beneficiários são notificados sobre o pente-fino mediante o saque dos benefícios, no caixa eletrônico. Isso também pode acontecer através do site oficial do Instituto (meu.inss.gov.br).

Veja também: Novo cartão do INSS confirmado para aposentados e beneficiários? Saiba mais!

Alvos da nova revisão

Sem mais delongas, como citado, o INSS está direcionando a revisão para beneficiários em específico. Dessa vez, o pente-fino está voltado para os indivíduos que estão em reabilitação profissional. Ou seja, que solicitaram algum benefício por incapacidade.

Assim sendo, o foco do Instituto é organizar a Data de Comprovação da Incapacidade (DCI), a fim de solicitar toda documentação necessária que comprove a incapacitação do beneficiário cadastrado, ao considerar os programas disponíveis.

Ao todo, a convocação deverá atingir cerca de 45 mil beneficiários.. Isso porque, esse público está com o DCI desatualizado pelo período de 1 ano ou mais. Logo, a intenção do INSS é garantir que ainda existe justificativa plausível para continuar os pagamentos do benefício, ao considerar a realidade de cada trabalhador.

De acordo com as informações divulgadas pela portaria, a revisão é de vigência imediata. Ou seja, o prazo para revisão é de até 180 dias. Isso significa que todos os beneficiários convocados, deverão atentar-se aos prazos estipulados, a fim de não perderem o benefício.

Ademais, ainda de acordo com a portaria, a revisão deverá acontecer entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2023. Por fim, é de extrema importância que os beneficiários mantenham seus dados sempre atualizados, a fim de evitarem quaisquer problemas.

Veja também: Segurados do INSS tem aposentadorias ADIADAS; por que isso está acontecendo?