Abertas as inscrições para o CNH Social em 2025: veja COMO participar!
O CNH Social é um projeto que acontece em diversos estados para facilitar a emissão do documento para pessoas de baixa renda.
Conseguir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adicionar uma nova categoria pode ser um desafio financeiro para muitos brasileiros. Pensando nisso, diversos programas de CNH Social oferecem a oportunidade de tirar o documento sem custo algum.
Essa iniciativa é especialmente interessante para jovens que estão iniciando suas vidas profissionais e não têm recursos para arcar com todas as despesas do processo. Afinal, em certas regiões do país o preço da habilitação pode chegar a R$ 3 mil.
Em 2025, a expectativa pela continuidade desses programas é grande, pois eles cobrem integralmente os custos relacionados à obtenção da habilitação, incluindo exames, aulas e taxas. Portanto, quem quiser conseguir o documento na faixa deve ficar atento.
Quais as regras para participar do CNH Social?
O programa CNH Social oferece gratuidade em todas as etapas do processo de habilitação, desde os exames médicos até as aulas teóricas e práticas.
Para participar, os candidatos devem atender a uma série de requisitos que garantem que a oportunidade seja direcionada às pessoas que mais precisam. As regras podem variar de estado para estado, mas algumas condições são comuns à maioria dos programas:
- Ter mais de 18 anos de idade, a idade mínima exigida para dirigir no Brasil.
- Saber ler e escrever.
- Possuir uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos, atualmente R$ 2.824.
- Estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Estar desempregado no momento da inscrição.
Além desses requisitos, alguns estados oferecem vagas específicas para categorias como produtores rurais, motoristas de transporte público (ônibus, caminhões e táxis), ou pessoas com deficiência.
É importante que os candidatos se atentem às regras específicas de seu estado para garantir que atendem a todos os critérios do programa.
Saiba mais: Vale nos DOIS? Chile e Brasil vão reconhecer CNH de AMBOS os países! Entenda
Estes são os estados que possuem a iniciativa
A oferta do programa CNH Social não é nacional, sendo disponibilizada apenas por determinados estados. Cada estado gerencia seu próprio processo seletivo por meio do Detran local. Confira abaixo os estados que oferecem a CNH Social em 2025:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Sergipe
Infelizmente, não existe um programa de CNH Social a nível federal, mas esses estados continuam oferecendo a iniciativa para quem busca tirar a carteira de motorista sem custo.
Fique de olho: CNH: em quais casos é possível PERDER o documento?
Como se inscrever no CNH Social?
A princípio, o processo de inscrição para o CNH Social é feito online, através dos sites dos Detrans de cada estado participante.
O primeiro passo é verificar se o seu estado está com as inscrições abertas e conferir os requisitos específicos da sua localidade. Em seguida, o candidato deve acessar o site do Detran correspondente e preencher um formulário com suas informações pessoais, incluindo dados do Cadastro Único (CadÚnico).
Após a inscrição, o candidato precisa aguardar o resultado da seleção, que considera fatores como a situação socioeconômica e o número de vagas disponíveis. Então, se for selecionado, o participante será convocado para realizar os exames médicos e psicotécnicos, além de iniciar as aulas teóricas e práticas, tudo de forma gratuita.
Essa é uma oportunidade imperdível para quem deseja obter sua CNH e começar a se posicionar no mercado de trabalho. Portanto, fique atento aos prazos de inscrição e garanta sua chance de participar!
Veja mais: Conheça todos os benefícios da CNH Digital e o que muda para condutores