Inscrições para o primeiro Enamed vão até 30 de julho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, conhecido como Enamed, foram prorrogadas. Agora, você tem até o dia 30 de julho para garantir sua inscrição. Essa nova data também se aplica às solicitações de atendimento especial e ao uso do nome social durante o exame.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo Sistema Enamed, que já está disponível. O exame acontecerá no dia 19 de outubro e irá avaliar conhecimentos nas áreas essenciais da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e saúde coletiva, além de abordar a saúde mental de forma interdisciplinar.

Segundo o Ministério da Educação, a avaliação seguirá critérios baseados no Enade, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as leis que regulamentam o exercício da profissão médica. Serão aplicadas 100 questões objetivas, todas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as diferentes áreas abordadas na prova.

Além das questões práticas, a avaliação incluirá um questionário para os estudantes concluintes de medicina e um questionário contextual para os demais participantes, que também são obrigatórios. Haverá, ainda, um questionário de percepção da prova.

Cronograma

Inscrições: 7 a 30 de julho

Atendimento Especializado

Solicitaçõe: 7 a 30 de julho

Recursos: 11 a 15 de agosto

Resultados dos recursos: 20 de agosto

Primeira Edição

O Enamed, que começou em 2025, é obrigatório para quem está inscrito no Enade como concluinte do curso de medicina. Quem desejar, também pode participar de forma voluntária, especialmente se quiser usar os resultados para processos seletivos de especialidades médicas, como o Exame Nacional de Residência (Enare).

Os principais objetivos do Enamed, conforme o MEC, são avaliar se os alunos de medicina adquiriram as competências necessárias e ajudar a melhorar as graduações na área. Isso tudo contribui para elevar a qualidade da educação médica no país.

Além disso, o exame busca integrar a avaliação do Enade com a teórica do Enare, facilitando o acesso à residência e garantindo que os futuros médicos estejam realmente prontos para atuar de forma qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).