Reajuste na conta de luz em abril preocupa consumidores; veja quanto vai subir

Conta de luz em abril terá aumento confirmado pela Aneel. O novo valor será aplicado em centenas de cidades e começa a valer no dia 8.

Conta de luz em abril terá aumento confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A saber, o reajuste atinge 142 cidades e começa a valer já nos próximos dias. A nova tarifa passará a ser cobrada a partir do dia 8 de abril.

De acordo com a Aneel, a alteração vai atingir os consumidores atendidos na região. O impacto será sentido principalmente por usuários das redes de baixa e alta tensão. Esses grupos representam quase toda a base de clientes da empresa.

A agência destacou que, apesar do aumento, os índices ficaram abaixo das principais referências econômicas do país. Mesmo assim, muitos consumidores precisarão reorganizar o orçamento. O efeito será sentido já na próxima fatura.

Conta de luz em abril.
Conta de luz em abril sobe em média 1,79% para consumidores. Reajuste será diferente para cada grupo de usuários. (Foto: Jeane de Oliveira / pronatec.pro.br).

Conta de luz em abril vai ficar mais cara! Reajuste vai atingir moradores de 142 cidades

Em princípio, a Energisa é responsável pelo fornecimento de energia para mais de 1,7 milhão de pessoas no Mato Grosso. Agora, todos esses usuários terão que lidar com os novos valores da tarifa. A mudança já foi oficializada e não poderá ser adiada.

Assim sendo, os consumidores de baixa tensão, que representam 99,5% da base, terão um aumento médio de 0,34%. Esse grupo inclui a maior parte dos clientes residenciais e pequenos comércios. Já os consumidores do grupo B terão acréscimo de 0,23%.

No entanto, quem utiliza média e alta tensão terá o maior impacto. O reajuste médio para o grupo A será de 5,42%, valor bem acima dos demais. Esse perfil abrange grandes empresas e indústrias.

Que tal conferir?

Efeito médio do reajuste será de 1,79% para todos os clientes

Mesmo com variações entre os grupos, o efeito médio para todos os consumidores será de 1,79%. A definição desse número levou em conta o total de usuários atendidos. Ele representa o impacto médio aplicado nas próximas faturas.

A nova tarifa começa a valer na próxima terça-feira, dia 8 de abril. Portanto, os moradores afetados já devem observar a diferença no próximo boleto. A orientação é revisar os hábitos de consumo para evitar surpresas maiores.

Em março, a Aneel já havia aprovado reajustes para consumidores do estado do Rio de Janeiro. Esse movimento segue dentro da política de revisão tarifária anual. Ela considera custos de operação, inflação e outros fatores técnicos.

Reajustes fazem parte de política interna da Aneel

Por fim, a Aneel justifica os aumentos como parte da política interna de atualização de tarifas. Esses valores são revisados anualmente com base em regras pré-definidas. Os custos das distribuidoras, encargos e inflação influenciam diretamente no cálculo.

Todavia, mesmo com os reajustes, a agência afirma que trabalha para manter os aumentos abaixo da média de outros setores. Ainda assim, a população sente o peso no bolso, especialmente em momentos de alta no consumo de energia elétrica.

Nesse sentido, moradores devem ficar atentos ao detalhamento das próximas contas. Caso encontrem diferenças inesperadas, podem buscar informações junto à Energisa ou aos canais da Aneel. Afinal, o consumidor tem direito a esclarecer dúvidas e contestar cobranças.