PIS/Pasep deste ano pode surpreender MILHÕES de trabalhadores com carteira assinada

Surpreenda-se com as novidades que o Governo preparou para este ano de 2025 aos trabalhadores CLT com direito ao PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios importantes para quem possui carteira assinada ou atua no setor público.

Tais programas ajudam a complementar a renda de milhões de brasileiros todos os anos. No entanto, novidades recentes podem trazer surpresas para muitos trabalhadores.

Além dos valores previstos, ajustes no calendário e critérios de pagamento estão em discussão, o que pode alterar a forma de repasse dos benefícios. Com isso, muitos querem saber sobre como confirmar se têm direito ou o que fazer para acessar os valores já liberados.

PIS/Pasep deste ano pode surpreender MILHÕES de trabalhadores com carteira assinada
Também conhecido como Abono Salarial, PIS/Pasep de 2025 fará sucesso! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Quais profissionais poderão sacar PIS/Pasep 2025?

Com mudanças previstas e prazos importantes, conhecer as regras atualizadas do PIS/Pasep é fundamental para evitar a perda de oportunidades. Confira as informações mais recentes sobre o programa!

O PIS contempla trabalhadores da iniciativa privada que possuem carteira assinada, enquanto o Pasep atende servidores públicos. Ambos os benefícios seguem regras semelhantes, e a distribuição ocorre de acordo com o tempo de trabalho no ano anterior (atualmente 2 anos antes, pois está em atraso).

Para receber, o profissional precisa ter inscrição no programa há pelo menos cinco anos e trabalhado com registro formal por, no mínimo, 30 dias no ano-base. Vale ressaltar que esses 30 dias não precisam ser em sequência.

Além disso, a renda mensal média do trabalhador não pode ultrapassar dois salários mínimos. Outro ponto importante é que o empregador precisa ter informado os dados do funcionário corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Enquanto isso, o valor recebido varia conforme o tempo de trabalho. Assim, quem trabalhou durante todo o ano-base (2023) recebe o valor integral, equivalente ao salário mínimo de R$ 1.518. Já quem trabalhou menos tempo recebe o benefício proporcional, calculado por mês de serviço.

Veja também: CLT: 5 direitos que TODO trabalhador de carteira assinada precisa conhecer

Consulte e receba o próximo pagamento em dia

Por fim, os trabalhadores podem consultar o PIS/Pasep pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS. Já para o Pasep, os servidores públicos devem buscar informações no Banco do Brasil.

O pagamento segue um calendário definido pelo Governo, que organiza as liberações conforme o mês de nascimento para trabalhadores da iniciativa privada e o número final de inscrição para servidores públicos.

Quem não movimentar o valor até o prazo final perde o direito, mas pode solicitá-lo em um novo período de resgate. Por isso, acompanhe as datas de pagamento, confira suas informações e fique atento às mudanças para não perder o benefício.

Os valores são depositados automaticamente na conta indicada pelo trabalhador. No entanto, quem não possui conta bancária pode realizar o saque nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil, dependendo do programa, levando documento com foto e número do PIS/Pasep.

Saiba mais: Calendário do PIS/Pasep 2025 finalmente REVELADO para trabalhadores brasileiros; veja datas de pagamento