INSS: benefício cessou antes da perícia médica acontecer, ainda vou receber esse mês? Segurados INCRÉDULOS!

Conheça nova regra do INSS que trata de repasse do benefício antes de ocorrer a perícia médica agendada pelo segurado

Uma multidão de segurados do INSS estão surpresos com uma nova regra que afeta o pagamento do benefício antes mesmo da perícia médica ser realizada.

A preocupação é grande, especialmente para quem depende desse auxílio para suas despesas mensais. Será que o benefício será pago mesmo com o atraso da perícia?

Portanto, entenda os motivos por trás dessa mudança e se o pagamento será mantido para quem está com a perícia agendada.

INSS: benefício cessou antes da perícia médica acontecer, ainda vou receber esse mês? Segurados INCRÉDULOS com nova regra!
Segurados do INSS devem se atentar a regra sobre benefício que cessa antes da perícia! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Perícia é indispensável para receber benefícios do INSS

A perícia médica é um fator de suma importância na concessão e manutenção dos benefícios do INSS. Ela é fundamental para avaliar a condição de saúde do segurado e determinar sua elegibilidade para receber benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Sem uma perícia adequada, o INSS não pode confirmar a gravidade da condição do segurado, o que pode resultar na negativa ou suspensão do benefício.

Além disso, a renovação periódica da perícia médica é essencial para garantir que o benefício continue sendo concedido de forma justa e adequada.

À medida que a condição de saúde pode mudar com o tempo, a revisão periódica permite que o INSS ajuste o benefício conforme necessário. Isso assegura que apenas aqueles que ainda necessitam de assistência continuem a recebê-la, e evita a concessão indevida a quem já se recuperou.

A realização de perícias médicas também contribui para a precisão na avaliação do grau de incapacidade do segurado. Com avaliações regulares, o INSS consegue acompanhar de perto a evolução da condição de saúde, o que permite uma análise mais precisa sobre a necessidade de manutenção do benefício.

Saiba mais: Benefício NEGADO pelo INSS? Tente uma destas 3 soluções para RECEBER!

O que acontece se meu benefício cessar antes da perícia?

Além do que já vimos, a perícia médica ajuda a prevenir fraudes e abusos. Ao exigir avaliações periódicas, o INSS consegue identificar possíveis casos de má-fé ou simulação, garantindo que apenas aqueles com necessidades reais recebam o benefício.

Por fim, a perícia médica e sua renovação proporcionam segurança tanto para o segurado quanto para o INSS. Para o segurado, ela garante a avaliação justa de sua condição de saúde e que o benefício siga adequado às suas necessidades.

Em suma, para o INSS, a perícia é uma ferramenta para assegurar a administração correta dos benefícios e a manutenção da igualdade no sistema.

Sendo assim, segurados que já agendaram a perícia médica querem saber se ainda vão receber seus benefícios antes disso. Isso porque, em muitos casos, acontece do benefício cessar antes da perícia médica acontecer.

Nesse caso, os próprios segurados que já passaram pela situação afirmam que é possível, sim, receber os pagamentos antes da perícia agendada. No entanto, o repasse é proporcional. Por exemplo, se a perícia estiver marcada para o dia 18 e seu benefício cessou no dia 1, o valor será proporcional a esse período.

Veja também: INSS ainda está cortando benefícios: confira 3 formas de MANTER seus pagamentos!