ESTAS 7 coisas não podem ir ao micro-ondas, veja!

Alguns recipientes, embora pareçam óbvios, não podem ser levados ao micro-ondas. Conheça 7 deles e o motivos para evitar o uso neste eletrodoméstico.

Para muitos, o micro-ondas é uma das maiores invenções dos seres humanos para o dia a dia. Embora seja uma brincadeira, este eletrodoméstico tem sua importância. Contudo, apesar de ajudar as pessoas a ganharem tempo, existem alguns itens que não devem ser colocados dentro dele.

Certos cuidados, por mais simples que sejam, podem evitar danos ao aparelho e também proteger a sua saúde. Sendo assim, nas linhas abaixo, veja alguns exemplos de coisas que não são adequadas para o micro-ondas e lembre-se: em caso de dúvidas, siga as orientações do fabricante.

Se você utilizar um destes recipientes no micro-ondas estará cometendo um grande erro. (Foto: Divulgação).

O que não pode ir ao micro-ondas? Confira 7 objetos

Vamos a lista, acompanhe:

Veja também: Usar o micro-ondas DESSA forma pode representar um GRANDE PERIGO para a sua VIDA

1. Recipientes de metal

Em primeiro lugar estão os recipientes de metal. A explicação para isso é simples: o metal tem a capacidade de refletir as ondas de micro-ondas, o que pode resultar em faíscas e até incêndios. Sendo assim, evite colocar qualquer objeto metálico, como panelas, utensílios de cozinha, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico, dentro do micro-ondas.

2. Recipientes de isopor (poliestireno expandido)

Embora pareça óbvio, recipientes de isopor não devem ser levados ao micro-ondas. Isso porque o isopor pode se derreter no eletrodoméstico, liberando substâncias químicas prejudiciais. Portanto, a recomendação é: utilize recipientes de vidro, cerâmica ou de qualquer material resistente ao aquecer alimentos no aparelho.

3. Recipientes plásticos não seguros

Sempre antes de utilizar o micro-ondas, é muito importante verificar se os recipientes de plástico possuem uma etiqueta indicando que são seguros para uso no eletrodoméstico. Isso porque alguns tipos de plástico podem liberar substâncias químicas quando aquecidos, podendo contaminar os alimentos e representar um risco à saúde.

4. Recipientes de poliestireno

As bandejas de alimentos disponíveis nos supermercados são predominantemente fabricadas com poliestireno expandido, um material que, ao contrário do que muita gente imagina, não deve ir ao micro-ondas. A explicação para isso está no fato de que ele pode derreter ou inflamar se for colocado neste eletrodoméstico.

5. Sacos de papel comum

Sacos de papel de pão ou sacolas de papel comum também estão na lista dos objetos que não são apropriados para uso no micro-ondas, pois podem se incendiar. Em caso de necessidade, utilize sacos de papel apropriados para uso em micro-ondas.

6. Alimentos selados hermeticamente

Recipientes herméticos, como potes de vidro com tampas rosqueáveis, podem gerar pressão interna e explodir quando aquecidos no micro-ondas. Sua utilização é permitida, desde que a pessoa lembre-se de soltar a tampa ou optar por recipientes que não estejam completamente selados ao utilizar o micro-ondas.

7. Alimentos com embalagens de alumínio

Alimentos pré-embalados com revestimento de alumínio, como algumas refeições congeladas, não devem ser aquecidos no micro-ondas, a menos que a embalagem especifique o contrário.

Finalizada a lista, não se esqueça de seguir as instruções do fabricante e utilizar apenas recipientes classificados como seguros para uso em micro-ondas. Caso contrário, estará correndo sérios riscos!

Veja também: Talvez você não saiba, mas colocar ISSO no micro-ondas pode ser muito PERIGOSO