150 milhões por quilômetro na construção da ferrovia de alta velocidade

Investimento em Ferrovia de Alta Velocidade no Brasil: Detalhes e Objetivos

O governo federal está investindo na construção de ferrovias com foco na eficiência e competitividade do transporte. Maciej Lasek, que é o secretário de Infraestrutura e representante do governo para o projeto do Central Port Communications (CPK), destacou que a construção de ferrovias de alta velocidade custará entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões por quilômetro. Ele enfatizou que o objetivo é garantir que os trens não transportem passageiros sem utilidade, evitando que "o tabor carregue ar".

Durante uma entrevista, Lasek foi questionado sobre críticas relacionadas ao projeto, principalmente sobre mudanças nos planos originais do CPK. Ele respondeu afirmando que as melhorias feitas no projeto visam aumentar a competitividade do transporte ferroviário.

Uma das mudanças significativas é o aumento da velocidade dos trens nas linhas de alta velocidade. Inicialmente, os trens teriam uma velocidade máxima de 250 km/h, mas isso foi elevado para 320 km/h. Lasek afirmou que, se os trens voltassem à velocidade antiga, isso comprometeria a eficácia do projeto de alta velocidade.

Ele explicou que manter a velocidade de 250 km/h significaria que a nova linha ferroviária não conseguiria competir adequadamente com as linhas já existentes, resultando em viagens apenas ligeiramente mais rápidas, mas em infraestrutura mais cara. De acordo com Lasek, isso faria com que os passageiros continuassem a optar por opções mais baratas, como as viagens de carro.

Um ponto importante mencionado foi a necessidade de criar uma alternativa atraente ao uso de carros, considerando a ampla rede de rodovias e autoestradas já existente no Brasil. Lasek ressaltou que o objetivo é transformar a ferrovia em uma opção mais prática e rápida, atraindo motoristas para optarem por viagens de trem. Ele citou que, idealmente, o tempo de viagem deveria ser reduzido em até um terço em comparação ao que se leva de carro.

Por fim, Lasek também mencionou que o projeto da ferrovia de alta velocidade, especialmente a linha conhecida como "Y", representa um investimento significativo, cujo valor projetado é de cerca de R$ 80 bilhões. Segundo ele, essa linha visa ser uma solução viável e eficiente para o transporte de passageiros entre grandes cidades.

O foco do governo é garantir que a nova ferrovia não só beneficie os passageiros, mas que também se torne um meio de transporte competitivo e eficaz no contexto das viagens atuais no Brasil.