10 alimentos que são proibidos e você não sabia: Brasileiros consomem todos os dias

Você vai se surpreender com esses alimentos da nossa lista. Muitos são considerados bons para a saúde, mas por causa dos aditivos colocados neles, não é aconselhável comê-los. Ou pelo menos, evitar consumo exagerado.

Conheça os alimentos que são proibidos, mas você nem fazia ideia.

Substâncias em alimentos são prejudiciais à saúde./Imagem: Agencia Brasil

1-Salmão de aquicultura

O peixe seria super saudável se não fosse pela sua ração. O salmão criado em cativeiro se alimenta com uma ração composta por aditivos que deixam resíduos na carne. Ao se alimentar, constantemente com a comida dada a eles, esse tipo de peixe passa a ter alterações na cor da carne e na textura.

A solução encontrada pelos produtores é aplicar mais aditivos para esconder os problemas.  Entre esses cantaxantina sintética, desenvolvida a partir de componentes petroquímicos e encontrada facilmente nos mercados de alimentos de animais. Quando comemos salmão de aquicultura, também ingerimos a cantaxantina sintética, cujos efeitos com o tempo pode ser problemas de visão, anemia, náuseas e diarreia.

Veja também: Grande parte dos brasileiros não conservam alimentos de forma correta na geladeira: Veja as dicas e não caia no erro

2-Ractopamina

A ractopamina é usada na alimentação de suínos para o seu desenvolvimento muscular. O aditivo é proibido em mais de 50 países. No Brasil, o produto não é utilizado pelos grandes produtores de carne porque os importadores não aceitam, mas muitos defendem o aditivo. Nos seres humanos, esse composto provoca elevação do ritmo cardíaco e palpitações.

3- Corantes artificiais

São proibidos na Noruega, Áustria, Finlândia, Reino Unido e na França (e restritos no resto da União Europeia). O aditivo é encontrado queijos, doces, refrigerantes e muitos outros alimentos. Os corantes são fabricados com derivados do petróleo e do alcatrão. Eles estão associados a câncer, inclusive no cérebro e aumento de hiperatividade em crianças.

4- Frango contaminado com arsênico

Arsênico é uma substância cancerígena, porém está presente em vários medicamentos usados na criação de aves. Na União Europeia, o arsênico é proibido, mas ainda é vendido no Brasil e em outros 14 países.

5- Olestra

É uma gordura adicionada aos salgadinhos prontos e na pipoca de micro-ondas. É considerado perigoso, porque diminui a capacidade do organismo de absorver as vitaminas A, D, E e K. Os efeitos colaterais são: cólicas, gases e diarreia.

6- Óleo vegetal bromado

É proibido em mais de 100 países e o seu consumo a longo prazo causa muitas doenças.  O bromado nada mais é que o retardante de chamas em espuma de colchão, porém é encontrada em refrigerantes. O aditivo atua como estabilizante.  Nos seres humanos, a substância pode desencadear hipotiroidismo, distúrbios de memória, enfraquecimento, tremores, paranoia aguda perda de apetite, dor abdominal, fadiga, acne, arritmia cardíaca, infertilidade.

7-Hormônio sintético rbST A

É uma versão sintética da somatotropina, o hormônio do crescimento, que é usado para aumentar a produção de leite das vacas. O aditivo está relacionado a infertilidade, fraqueza muscular e câncer de mama e próstata.

8 – Bromato de potássio

O bromato de potássio é usado na panificação para reduzir o tempo para assar a massa. É proibido na China, Canadá e União Europeia. É classificado como um agente possivelmente cancerígeno para humanos.

9 – Azodicarbonamida (ADA)

O composto é utilizado para clarear a farinha e o plástico. Também é usado na fabricação de solas de borracha de sapatos e tapetes de ioga. Nos alimentos, a Azodicarbonamida é usada na produção de pães, sendo muito prejudicial à saúde. O composto causa problemas respiratórios, como asma e irritações de pele. A substância, só existe em cinco países, inclusive no Brasil.

10 – Conservantes BHA

É considerado cancerígeno, podendo causar intoxicações sistêmicas. Eles são encontrados estão em gomas de mascar, cervejas, cereais e até na carne. São proibidos no Japão e em grande parte da Europa.

Veja também: Top 5 alimentos prejudiciais à saúde que os brasileiros comem ou bebem todos os dias