Will Smith vai perder Oscar depois de agressão? Membros da Academia se reúnem para decidir

Ator venceu prêmio pelo filme ‘King Richards: Criando Campeãs’

A semana começou quente com a polêmica do Oscar 2022 e aparentemente, a coisa vai continuar. O ator Will Smith agrediu o comediante Chris Rock na cerimônia realizada no último domingo (27) em Los Angeles, EUA, após uma piada de mau gosto e logo depois iria vencer o prêmio de Melhor Ator pelo filme ‘King Richards: Criando Campeãs’. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou ter iniciado reuniões de emergência com seus membros para decidir se Will Smith irá permanecer com a estatueta, seu primeiro Oscar da carreira.

Will Smith pode perder Oscar
Will Smith pode perder Oscar – Imagem: Agência Brasil / Reuters

Will Smith pode perder o Oscar?

Segundo informações da imprensa local, os integrantes da Academia têm se reunido de forma virtual para decidir se devem retirar o Oscar conquistado por Will Smith. Os membros quiseram, primeiramente,  ouvir Chris Rock e saber se ele estava bem e prestaria queixa policial. O comediante não quis acusar o ator segundo a Polícia de Los Angeles (LAPD). Mas a discussão em torno da remoção do prêmio de Will Smith segue firme e de forma séria.

Veja também: App para assistir filmes e séries gratuito melhor que Netflix? Conheça o WovieTV!

Após o escândalo sexual envolvendo o produtor Harvey Weinstein, em 2017, a Academia possui um código de conduta que reforça a importância de “defender valores como inclusão, promover ambientes de apoio e respeito pela dignidade humana”. Por conta disso, os chefões do Oscar estariam divididos sobre a decisão mas entendem que isso não pode ser feito sem a medição de todas as consequências.

“Condenamos as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Foi iniciado oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e outras ações e consequências serão exploradas de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia”, disse o comunicado oficial da Academia.

A polêmica

Chris Rock, famoso pela série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ que retrata sua vida, fazia uma apresentação cômica no palco quando se dirigiu a Jada Pinkett-Smith, esposa de Will Smith. Ele brincava sobre o ator Javier Bardem, indicado pelo filme ‘Apresentando os Ricardos’, torcer para Will ganhar o Oscar pois sua esposa Penélope Cruz também era uma indicada da noite pelo filme ‘Madres paralelas’. “Sabe quem tem o trabalho mais difícil desta noite? O Javier Bardem e sua esposa Penélope Cruz. Se ela perder, ele não pode vencer. Javier deve estar rezando para o Will Smith ganhar. Meu Deus”, brincou o humorista.

Após isso, Chris disse: “Jada, eu amo você, mal posso esperar para ver ‘Até o Limite da Honra 2′”, numa alusão ao filme onde Demi Moore interpreta uma mulher que passa por um treinamento na Marinha estadunidense. No longa-metragem de 1997, a atriz está com a cabeça raspada, assim como Jada estava no Oscar. A única diferença é que, ao contrário de Demi Moore, a esposa de Will Smith sofre alopecia, uma doença autoimune que provoca queda de cabelos.

Desconfortável, Will subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Chris Rock e aos gritos, mandou que ele tirasse o nome de sua esposa da boca. Muita gente achou que poderia ser encenação, mas o fato foi descartado logo depois.

Veja também: Taxa adicional no Netflix? Usuários que fizerem isso terão que pagar valor extra!