Wi-Fi Brasil: internet gratuita em DIVERSOS locais do país, saiba mais

Um novo programa do Governo Federal está surgindo com o objetivo de distribuir internet gratuita em várias regiões do Brasil.

O Ministério das Comunicações anunciou recentemente um novo programa que tem como principal objetivo levar internet gratuita para alguns pontos do país. Em síntese, a ideia é beneficiar certas localidades dos municípios com acesso a uma rede de qualidade, sem que ninguém tenha que se pagar por isso.

Quer saber mais sobre o projeto e se ele é realmente viável? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante sobre o assunto!

Um novo programa surgiu para garantir internet gratuita em determinados locais do país. Saiba mais sobre o o Wi-Fi Brasil!
Um novo programa surgiu para garantir internet gratuita em determinados locais do país. Saiba mais sobre o o Wi-Fi Brasil! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça o Wi-Fi Brasil

A princípio, o chamado Programa Wi-Fi Brasil levará internet para mais de 500 localidades em todo o país. Dessa forma, ele beneficiará principalmente praças públicas, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos rurais, telecentros comunitários e comunidades tradicionais. Ainda, segundo o Ministério das Comunicações, o programa disponibilizará uma internet com velocidade de até 20 mega por segundo, via terrestre e via satélite.

O anúncio surgiu na última quarta-feira (09/11) durante uma cerimônia comemorativa de 50 anos da Telecomunicações Brasileiras (Telebras), em Brasília. Conforme a pasta, o programa de inclusão digital é fruto de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a estatal, já tendo recebido um investimento de cerca de R$ 12 milhões.

Veja também: O que significa tirar o Auxílio Brasil do teto de GASTOS? Beneficiários podem ser afetados?

Internet gratuita para todo o país é viável?

Em um contexto geral, a internet já é um recurso que faz parte da vida de grande parte dos brasileiros diariamente, pois muitos optam por resolver praticamente qualquer assunto através dela. Inclusive, essa situação se intensificou durante a pandemia de coronavírus, já que a orientação principal era manter o distanciamento social.

Apesar disso, a realidade brasileira impossibilita que todos os cidadãos tenham acesso à conexão de rede. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 7,28 milhões de famílias não possuem sua própria conexão em casa.

Em números individuais, esse total representa 28,2 milhões de cidadãos, sendo que 3,6 são estudantes. Dentre os motivos citados, 20% relatam que não têm acesso à rede por motivos financeiros, 14% alegam que o acesso à internet é caro e outros 6,2% indicam que o equipamento eletrônico que é necessário para a conexão tem um custo alto.

No geral, o custo da internet é caro em qualquer circunstância, como informou Eduardo Parajo, vice-presidente da Abranet. De uma forma ou de outra os programas que buscam democratizar o acesso à internet não são gratuitos, pois alguém vai ter que arcar com a dívida, mesmo que seja o município, o governo ou o estado. Ainda, ele reforça que mesmo empresas que oferecem o uso gratuito fazem isso por seus próprios motivos, como marketing.

Ainda, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Sidnei Batistella, um dos motivos para a internet no país ser tão cara foi a demora das grandes operadoras em investir no setor. Como tiveram que correr atrás do prejuízo na época em que a internet se popularizou, o custeio ficou muito alto.

Apesar disso, ele acredita que, com o tempo, esse valor vai cair e que, no futuro, a conexão com a internet tenderá a ser gratuita, pois ela será só uma porta de acesso para o que realmente importa, que é o conteúdo que trafega nela.

Veja também: Coisas que o valor do Auxílio Brasil NÃO PERMITE comprar; confira!