Atualização do WhatsApp traz recursos que aumentam segurança e privacidade: aprenda a utilizar cada uma das novas funções

O WhatsApp acabou de anunciar alguns novos recursos que prometem trazer ainda mais segurança para os usuários, permitindo uma melhor experiência de uso.

O ano de 2023 tornou o WhatsApp o aplicativo mais utilizado entre os cidadãos locais. De acordo com algumas estimativas recentes, existem cerca de 100 milhões de contas ativas nesse momento. O número é extremamente alto, considerando-se, principalmente, o total de habitantes no país.

Levando isso em conta, fica um tanto quanto claro que a popularidade do WhatsApp pode ser dada pelos recursos que o mensageiro proporciona, além da gratuidade de acesso, é claro. Pensando justamente em formas de agradar ainda mais aqueles que têm uma conta ativa, a Meta, responsável pela rede social, está sempre em busca de novas atualizações.

Dessa vez, o objetivo é garantir que os usuários do WhatsApp tenham ainda mais segurança e privacidade, evitando exposições indevidas. Assim sendo, é interessante que todos conheçam os novos recursos, afinal, eles já estão chegando para cada um.

WhatsApp
Grandes atualizações do mensageiro / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

WhatsApp ganha novas atualizações de segurança e privacidade

1. Atualização de IP

De acordo com a Meta, o WhatsApp é um dos aplicativos mais seguros da atualidade. O mensageiro conta com recursos específicos que visam garantir a proteção dos dados de toda pessoa que possui uma conta ativa, seja através do envio de mensagem, de mídias e/ou pelas próprias ligações.

Neste sentido, um novo recurso visa permitir que os usuários protejam o IP das ligações. Esse IP corresponde ao “endereço” daquele aparelho, ou seja, trata-se de um código numérico que indica as informações sobre o aparelho em questão. Agora, é possível proteger o IP no momento da ligação, evitando que ele seja exposto.

  • Para isso: configurações avançadas > proteger IP das ligações.

2. Nova chave de acesso

O WhatsApp de toda e qualquer pessoa conta com informações confidenciais sobre ela. O objetivo é garantir que somente o dono da conta possa ter acesso às mensagens, aos contatos, as conversas, e tudo mais que está disposto no app. Para intensificar ainda mais essa proteção, agora, é totalmente possível configurar uma chave de acesso.

Essa chave de acesso será solicitada no momento em que uma nova pessoa tentar acessar seu WhatsApp. Além disso, ela também pode ser solicitada de acordo com o tempo de uso do mensageiro, como por exemplo, de 4 em 4 horas, verificando se o dono da conta é quem está a utilizando.

  • Para isso: configurações> configurar chave de acesso> escolher entre: impressão digital/Face Id/senha numérica.

Veja também: Passkey: conheça a grande NOVIDADE do WhatsApp

Demais novidades garantidas pelo mensageiro

3. Verificação de proteção das conversas

Como é de conhecimento geral, o WhatsApp sempre deixa claro que todas as conversas são protegidas pela tecnologia de ponta. Isto é, as mensagens contam com uma proteção via criptografia, que, atualmente, é considerada uma das formas mais seguras de garantir a privacidade de algo.

Agora, para ter certeza se uma conversa está sendo criptografada, os usuários podem verificar o código de segurança.

  • Para isso: clicar em alguma conversa> clicar nos três pontos no canto superior esquerdo> código de segurança>comparar.

4. Configuração dos canais

Há não muito tempo, o WhatsApp lançou alguns recursos que permitem que as pessoas possam reagir às mensagens com emojis, evitando que seja necessário respondê-las. No primeiro momento, era possível reagir somente com emojis específicos, entretanto, agora, é possível reagir com qualquer um.

Por outro lado, aqueles que têm um canal no WhatsApp podem restringir os emojis, evitando interações indesejadas.

  • Para isso: canais>configurações>escolher os emojis.

obs: até o momento, as atualizações são somente para a versão Beta.

Veja também: Nova função do WhatsApp envolvendo os áudios pode revolucionar o app