WhatsApp testa recurso para enviar mensagens a não usuários

Apesar de o WhatsApp ser um dos aplicativos de mensagens mais populares, muitos usuários ainda escolhem não utilizá-lo. Isso pode criar algumas dificuldades na comunicação, especialmente em grupos onde a maioria já está conectada por ali.

Mas tem uma novidade chegando que promete facilitar essa interação. De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp está desenvolvendo um recurso chamado “Guest Chat”, ou “Conversa com convidado”, em português. Esse recurso permitirá que pessoas que não têm uma conta no aplicativo possam participar de bate-papos. A novidade já apareceu na versão 2.24.6.2 do WhatsApp Beta para Android.

Essa atualização parece ser uma resposta à Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que exige que plataformas dominantes sejam interoperáveis, ou seja, que possam interagir com outros serviços.

Por enquanto, a data de lançamento dos “Guest Chats” ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que o recurso seja liberado em futuras atualizações tanto para Android quanto para iOS.

Como funciona o “Guest Chat” do WhatsApp

E como vai funcionar essa nova função? Se você tentar conversar com alguém que não tem WhatsApp, o aplicativo vai oferecer a opção de iniciar um “Guest Chat”. Ele vai gerar um link especial, que você pode enviar por SMS ou e-mail para a pessoa. Assim, será possível iniciar uma conversa mesmo sem que o convidado tenha o aplicativo instalado.

Uma vez que o convidado clicar no link, uma sala de bate-papo temporária será aberta. A interface vai ser bem parecida com a do WhatsApp padrão, permitindo que eles troquem mensagens de texto sem precisar instalar nada.

Mas atenção: mesmo sendo um chat temporário, as mensagens serão protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que a privacidade das conversas está garantida. No entanto, esse recurso tem algumas limitações.

Por exemplo, a conversa será apenas de texto. Não dá para enviar fotos, vídeos, áudios ou GIFs. Além disso, não será possível fazer chamadas de voz ou vídeo e o convidado não poderá ser adicionado a grupos.

Com essa nova funcionalidade, a intenção é facilitar a comunicação entre pessoas, mesmo que nem todos usem o WhatsApp. Assim, fica mais fácil manter as conversas fluindo, não importa qual aplicativo cada um esteja usando.