WhatsApp também corre o risco de ser bloqueado no Brasil? Entenda a POLÊMICA envolvendo o app

Recentemente, uma polêmica sobre as medidas de segurança do aplicativo em um país levarão a uma decisão de bloqueio. Entenda!

Em breve, o WhatsApp pode acabar sendo banido do Reino Unido após algumas polêmicas relacionadas às medidas de segurança do mensageiro. Após essa notícia, os brasileiros começaram a se questionar se há alguma possibilidade de que o app também deixe o Brasil.

Se você está curioso para saber o que aconteceu entre o mensageiro e o país ou para entender se isso afeta sua permanência por aqui, confira a matéria abaixo.

O WhatsApp pode ser banido em alguns países devido ao seu protocolo de segurança. Veja se há riscos de acontecer no Brasil!
O WhatsApp pode ser banido em alguns países devido ao seu protocolo de segurança. Veja se há riscos de acontecer no Brasil! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda a polêmica envolvendo o WhatsApp

Em resumo, o Reino Unido está tentando desabilitar a forma de segurança utilizada pelo WhatsApp na proteção das informações de seus usuários. Segundo informações do The Guardian, a chamada Lei de Segurança do Reino Unido está solicitando que o aplicativo desabilite de todas as conversas a famosa criptografia de ponta a ponta.

O objetivo da nova lei é aplicar sanções cabíveis às empresas que foram acusadas de contribuir com a disseminação de conteúdos relativos à exploração e abuso sexual de crianças. Na prática, isso indica que o mensageiro deve realizar algumas ações específicas que a legislação passar a estabelecer.

A lei, que ainda está sendo debatida, quer encarregar tanto o WhatsApp quanto outras redes sociais de monitorar os conteúdos compartilhados nas plataformas para que eles sejam removidos, posteriormente. Para que isso acontecesse, portanto, seria necessário eliminar a criptografia de ponta a ponta, que é uma das marcas da empresa.

Basicamente, esse recurso impede que a Meta, empresa responsável pelo mensageiro, tenha acesso aos conteúdos que seus usuários compartilham através dele. Isso quer dizer que ninguém além dos usuários consegue ver as mensagens, fotos, documentos, mensagens de voz ou vídeos que são compartilhados por lá.

O objetivo dessa ferramenta é impedir que as informações dos usuários acabem vazando, além de manter a privacidade de cada um ao não acessar suas conversas particulares. Todo o processo de proteção é automático, passando a valer a partir do momento em que o usuário cria sua conta, então não é necessário ativar nenhum recurso especial.

Veja também: Dê ADEUS ao WhatsApp se você tiver algum DESTES celulares

Mensageiro prefere o banimento a mudar suas medidas de segurança

Segundo informações de Will Cathcart, diretor do WhatsApp, a empresa se negará a cumprir com a determinação de redução da segurança dos usuários. Isso quer dizer que o governo do Reino Unido poderá aplicar sanções ao aplicativo, o que pode comprometer aproximadamente 4% de seus lucros anuais.

Ainda de acordo com Cathcart, o WhatsApp tem ciência de que seus usuários querem segurança e afirma que 98% deles se encontram fora do Reino Unido. Dessa forma, seria uma decisão estranha escolher uma decisão que colocaria em cheque somente uma pequena parcela dos clientes.

Sobre o Brasil, como ainda não houve nenhuma exigência semelhante, o mensageiro deve seguir com suas determinações e funcionamento normais. Resta saber se outros países tomarão a mesma atitude para solicitar situações semelhantes no futuro.

WhatsApp com tela verde? Saiba como consertar

Por fim, nesta semana muitos relatos surgiram nas redes sociais – principalmente no Twitter – sobre um bug no Whats.

De acordo com prints e informações dos próprios usuários, o erro deixava a tela principal do WhatsApp toda verde. Ou seja, não era possível visualizar nada, além desta cor sólida em todo o espaço que seria das conversas.

Muitas pessoas ficaram assustadas achando que se tratava de algum tipo de golpe ou problema maior. Contudo, ao que tudo indica, o software apenas passou por um erro na hora da atualização.

Com isso, o bug afetou todos os aplicativos que estão na versão Beta. Embora não tenha sido lançada nenhuma divulgação oficial sobre como resolver isso, os próprios usuários já criaram suas ‘técnicas’.

Alguns afirmaram que ao ‘horizontalizar’ a tela – ao invés de deixar na vertical – é possível usar o app.

Veja também: Você pode estar parcialmente BANIDO do Instagram e não sabe: confira!