WhatsApp SUSPENSO pela Justiça? STF está prestes a julgar

Confira os detalhes dessa medida que está sendo discutida pelo STF e se isso poderá afetar você.

Esse assunto já vem sendo discutido há muito tempo pelas instâncias judiciais e as autoridades políticas. Mas qual será a conclusão, afinal?

Hoje você conhecerá mais sobre essa possibilidade de ter o WhatsApp suspenso se assim a justiça decidir.

Confira abaixo os detalhes referentes a este assunto. Quando isso pode acontecer? Com base em que e porquê? Estas são as perguntas geradas a partir do surgimento do tema constitucional. Será mesmo possível?

Não perca os detalhes da notícia, confira a quem ela está direcionada e se até você pode, no final das contas, sofrer com isso. Afinal, qual serviço de mensagens é mais usado atualmente que o whatsapp?

WhatsApp SUSPENSO pela Justiça? STF está prestes a julgar
Medidas judiciais sobre o whatsapp Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba mais

Esse é o assunto atual de todas as plataformas de notícias online. A preocupação diante quem será prejudicado com a medida e se ela é mesmo verídica é considerável.

O que está ocorrendo é que mais uma vez está sendo falado sobre a possibilidade de suspender os serviços de mensagens como o whatsapp nas situações de desobediência as ordens judiciais. Não é a primeira vez que isso acontece na história. Este caso já foi bastante discutido em anos anteriores, mas nunca chegou a uma decisão final sobre o assunto. Será que esta será então a última vez com uma medida conclusiva por fim?

Ocorre que devido ao descumprimento de regras, quando a empresa mostra-se contrária a apresentar informações contidas no aplicativo, o mesmo é suspenso temporariamente como uma medida punitiva. Quando isso aconteceu há anos atrás o Partido Liberal apresentou inconstitucionalidade com a medida.

As medidas vem sendo tomadas e em seguida revertidas por instâncias de poder maiores e isso vem reincidindo até os dias de hoje.

Veja também: WhatsApp vai ACABAR com os números de telefone? Entenda a atualização que promete REVOLUCIONAR

Interpretação da ministra Rosa Weber sobre o assunto

A atual ministra do STF, Rosa Weber, declarou ser contra a suspensão dos aplicativos de mensagem em dada circunstância, porém fez uma grande ressalva. A medida poderá acontecer em casos de investigação criminal. Além disso, a empresa deverá ser penalizada pela proibição de algumas atividades específicas em torno dos seus dados e registros.

Na visão da ministra, esta ação de investigação por meio de mensagens não torna ilegal o serviço com criptografia, mas ao menos tempo afirma não haver contradição ao defender que o Estado não pode compelir o serviço a tornar-se menos seguro aos seus usuários por causa de uma ordem judicial.

Ficou assustado e com medo de perder o app de mensagens mais utilizado do país? Calminha aí. Agora pode entender que esta ação é uma ação específica e que os serviços do whatsapp não estão, de forma nenhuma, sendo ameaçados, exceto dentro da situação mencionada na matéria.

Se você ainda não é um usuário, baixe o seu aplicativo pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp&hl=pt_BR&gl=US caso o seu sistema operacional for o android, ou pelo link https://apps.apple.com/br/app/whatsapp-messenger/id310633997 caso o seu sistema operacional seja o iOS.

Veja também: 8 formas de PERSONALIZAR as mensagens do seu WhatsApp; deixe o app do seu jeito!