WhatsApp se tornará PAGO? Entenda o plano das operadoras

As operadoras de telefone no Brasil anunciaram recentemente que estão analisando a possibilidade de que alguns aplicativos comecem a ser pagos nos pacotes de internet. Confira!

O WhatsApp é um aplicativo para celulares de mensagens instantâneas que possibilita que os usuários enviem mensagens de texto uns para os outros, além de mensagens de voz, documentos em PDF, fotos, vídeos e também existe a possibilidade de realizar chamadas de voz quando o smartphone está conectado à internet. 

A plataforma foi criada em 2009 por dois antigos veteranos da Yahoo: Jan Koum e Brian Acton. Atualmente, pertence a empresa Meta, que também é responsável por outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Desde que foi lançado, o WhatsApp faz sucesso entre os usuários, especialmente entre os brasileiros, isso porque está sendo constantemente atualizado para aprimorar as suas funções. 

No entanto, recentemente foi divulgada a notícia que as operadoras de celulares poderão começar a cobrar pelo uso do WhatsApp. Portanto, continue na matéria para entender o que está acontecendo!

Operadoras podem começar a cobrar pelo uso do WhatsApp. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Operadoras começarão a cobrar pelo WhatsApp nos planos de internet?

O WhatsApp, X (antigo Twitter) e Spotify estão entre os aplicativos que diversos planos de internet permitem que os clientes utilizem de forma ilimitada, ou seja, as plataformas não consomem o pacote de dados. No entanto, a estratégia, que é nomeada como zero rating, utilizada para atrair novos clientes, pode estar com os dias contados. Isso porque as grandes operadoras, como Claro, Tim e Vivo, estão estudando a possibilidade de cancelar esse tipo de benefício. 

As big techs, donas das maiores redes sociais do mundo, destacam que tem aumentado cada vez mais a necessidade do uso dos dados móveis para utilizar os aplicativos. Dessa forma, a ação gera impactos diretamente no faturamento das operadoras. Recentemente, o assunto veio à tona durante o evento de 25 anos de listagem da Vivo na B3. Na ocasião, o presidente da Telefônica Brasil, ressaltou que várias companhias do setor pensam em suspender os pacotes com uso ilimitado para alguns aplicativos. 

Ainda segundo informado pelo presidente, as empresas têm avaliado os principais impactos da prática e existe uma preocupação do setor se tal gratuidade está sendo benéfica para o próprio consumidor. Isso porque no fim ele não está conseguindo ter acesso ao nível de cobertura que deseja. 

Confira também: Mais um golpe através do WhatsApp está acontecendo; saiba como PROTEGER seu dinheiro

Uso da internet no Brasil cresceu drasticamente nos últimos anos

A associação responsável por representar as operadoras de telecomunicações no Brasil, a Conexis Brasil Digital, enfatizou que o uso de internet cresceu cerca de 62,7% no país no decorrer dos últimos dez anos. No entanto, nos últimos cinco anos, a demanda por investimento nas redes contou com um aumento de 50%, de forma a representar uma queda de 9% ao longo dos anos. 

Dessa forma, a queda representa o resultado de um mercado acirrado em que o preço se coloca como um grande diferencial para a escolha do cliente. Diante disso, a Conexis Brasil acredita que essa demanda deve ser divida por investimentos. 

Saiba mais: WhatsApp 2 em 1: aprenda a usar duas contas no mesmo smartphone

Atualize seu Android ou perca o WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp informou aos usuários que não será mais compatível com celulares cujo Android 4.1 (Jelly Bean) ainda funcione. A medida já começou a valer desde o início desta semana, o que quer dizer que celulares que não atualizarem o sistema poderão não ter acesso ao app.

A saber, para fazer com que o mensageiro continue fucnionando, a versão do sistema operacional deve ser do Android 5.0 (Lollipop) adiante. Segundo informações da empresa, a ação acontecerá devido a uma varredura anual que ela realiza, investigando sistemas que estão em desuso.