WhatsApp incorpora mudança POLÊMICA em seu funcionamento

WhatsApp bloqueará capturas de tela de fotos e vídeos de visualização única. Confira no texto como será isso.

A função de visualização única no WhatsApp é certamente divertida, mas às vezes dá origem a sérios desvios. Chantagem, zombaria são consequências negativas do uso irracional do aplicativo. O WhatsApp está testando a captura de tela de bloqueio em visualizações únicas e buscando se adaptar aos desafios.

O Facebook continua a fazer melhorias no WhatsApp, seu aplicativo de mensagens instantâneas. Na semana passada, o aplicativo formalizou a possibilidade de fazer videochamadas com 32 participantes. Outras mudanças menos chamativas, mas importantes, também estão em fase de testes.

WhatsApp incorpora mudança POLÊMICA em seu funcionamento
Rede Social sofre alteração – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Tudo pela privacidade

De acordo com o site WABetaInfo, um recurso de bloqueio de captura de tela em visualizações únicas está prestes a começar. Alguns beta testers do WhatsApp no ​​Android têm esse novo recurso, que é mais uma limitação do que qualquer outra coisa, convenhamos.

O Single View não é uma invenção do WhatsApp . Se esse recurso apareceu no aplicativo do Facebook em agosto de 2021, não foi inovador, pois foi no SnapChat que a empresa de Mark Zuckerberg se inspirou na época. A visualização única permite enviar uma foto ou vídeo que, como o próprio nome sugere, desaparece após a visualização.

Esse aspecto temporário e secreto tornou o SnapChat tão bem-sucedido e levou à sua adoção massiva pelo público jovem. O WhatsApp costuma imitar seu concorrente, e foi rápido em oferecer a possibilidade de deletar mensagens permanentemente. Ou, até mesmo, visualizar fotos apenas uma vez.

Como qualquer inovação, esse recurso obviamente levou a abusos . Pessoas mal-intencionadas rapidamente perceberam que podiam fazer capturas de tela das imagens que surgiam na telinha. Capturas que não desaparecem. Dependendo da sua natureza e das pessoas que os recebem, podem dar origem a verdadeiras tentativas de extorsão e/ou chantagem.

Veja também: Instituto de Tecnologia internacional cria camiseta que deixa as pessoas INVISÍVEIS nas câmeras; confira!

Não é simples fazer essa mudança

Antes de mais nada, por mais necessário que seja, bloquear a captura de tela na visualização única do WhatsApp leva um tempo estranhamente longo para funcionar. Essa função já está implementada em outros aplicativos que contêm informações confidenciais, como o Google Pay por exemplo. Quando você tenta fazer uma captura de tela em um aplicativo que exibe informações confidenciais, uma notificação aparece e informa que essa operação não é possível.

Ao contrário do SnapChat, no entanto, o WhatsApp não notificará o remetente da foto que o destinatário tentou capturá-la, o que é uma informação útil e pode ajudar a resolver seus relacionamentos. Esse recurso disponível no WhatsApp v2.22.22.3 está atualmente em versão beta apenas para usuários selecionados do Android.

Implementado ou não, seja no WhatsApp ou SnapChat, se você usa o recurso Single View, lembre-se que nada impede que seus destinatários tirem uma foto da imagem enviada com outro dispositivo. E contra isso, todavia os programadores nunca poderão fazer nada.

Em conclusão, este não é o único novo recurso do WhatsApp. Recentemente, o IM também anunciou que os usuários agora podem criar links para convidar outras pessoas para participar de uma chamada, assim como Zoom e FaceTime.

Veja também: Auxílio-gás é ANTECIPADO pelo Governo Federal: confira as datas!