WhatsApp divulga novo recurso para monitorar compartilhamentos

Muita gente usa os stories no Instagram para compartilhar momentos do dia a dia, mas e se você quiser mostrar essas mini histórias apenas para amigos mais próximos? Pois é, pensando nisso, o Instagram lançou, lá em 2018, a função Amigos Próximos. Com ela, dá para escolher quem vai ver seus stories, tornando a interação bem mais privada, mesmo que você não queira esconder o perfil de todo mundo.

Agora, a Meta, que é a empresa por trás do Instagram, decidiu levar essa ideia para o WhatsApp. O aplicativo, que já tem recursos de stories faz um tempinho, vai incorporar também a possibilidade de compartilhar esses momentos apenas com um grupo seleto de contatos. A novidade foi divulgada pelo site WABetaInfo e promete facilitar bastante a vida de quem gosta de compartilhar, mas sem abrir mão da privacidade.

Como funciona a nova função do WhatsApp?

Antes de publicar um story, você vai poder escolher se ele vai ser visto por todos os seus contatos ou apenas pelos seus amigos próximos. Quando essa função estiver disponível, as atualizações terão um anel de cor diferente, indicando que só um grupo específico poderá visualizar a publicação. Outra boa notícia é que você poderá mudar a lista de amigos que têm acesso aos stories sem que ninguém fique sabendo — o WhatsApp não vai enviar notificação sobre essas mudanças.

Como ativar o novo recurso do WhatsApp?

Atualmente, a função Amigos Próximos está em fase de testes apenas na versão beta para iOS, então ainda não está disponível para todo mundo. Mas a expectativa é que em breve ela seja liberada para todos os usuários. Para ativar a função, basta ir nas configurações de privacidade do aplicativo.

Lembre-se que, na mesma área, você já pode escolher quem vê seus status. Com a chegada do novo recurso, vai ser possível criar listas exclusivas, super práticas para quem tem diferentes grupos de amigos.

Os contatos que você selecionar poderão ver seus stories durante 24 horas. Mas preste atenção: se alguém sair da lista depois que você publicar, essa pessoa ainda conseguirá ver o que foi compartilhado até aquele momento.

Não tem uma data fixa para o lançamento da função em todo o mundo, mas a expectativa é que este recurso esteja disponível até o próximo ano.