Volta do HORÁRIO DE VERÃO é REAL para 2023? Confira!

Saiba tudo sobre a possibilidade da volta

Diversos brasileiros estão questionando o Governo sobre a possível volta do horário de verão, que foi adotado em caráter permanente durante o ano de 2008, tendo fim em 2019, mediante a atuação gestão presidencial do país. A grande questão, portanto, é sobre a possibilidade de que o adiantamento dos relógios volte acontecer para o ano de 2023.

Acontece, portanto, que existem algumas análises necessárias antes da decisão final, que levam em consideração diversos fatores, como a ponderação da economia e o quão benéfico seria para a população, considerando a volta da medida. Dessa forma, é imprescindível entender quais fatores acarretam a possibilidade da volta, bem como acontece o funcionamento do horário de verão.

Horário de verão
O que poderá acontecer / Foto: divulgação

O que é e como funciona o horário de verão

Antes de mais nada, o horário de verão foi instituído no Brasil no ano de 1931, durante o governo de Getúlio Vargas. A medida, no entanto, só foi de fato tornar-se de caráter permanente, como mencionado, no ano de 2088, sob a gestão do ex presidente Luis Inácio Lula da Silva. Desde o início do adiantamento dos relógios, a medida continuou em vigor até o ano de 2019, tendo fim mediante o atual governo do presidente Jair Bolsonaro.

Assim sendo, o horário de verão tem como objetivo principal reduzir o consumo de energia elétrica. Isso porque, quando os relógios são adiantados por uma hora, o horário de pico do consumo é reduzido, considerando as formas naturais de obtenção de luz, entre outros fatores. Ou seja, o dia demora mais a anoitecer. Assim, as fábricas, empresas, comércios, e até mesmo ambientes residenciais, começam a utilizar a energia elétrica mais tarde, reduzindo o índice de uso.

Ademais, o foco está em proporcionar menores valores na conta de luz, mas também, agregar benefícios para o meio ambiente, considerando a diminuição do uso, durante o período em que ocorre o horário de verão. Aliás, a data de início sempre aconteceu durante o terceiro domingo do mês de outubro, e tem também no terceiro domingo, considerando o mês de fevereiro.

Veja também: Governo Federal lança novo conjunto de regras para beneficiários do Auxílio Brasil; saiba quem ficará de fora do programa

Horário voltará em 2023?

Antecipadamente, como dito, existem alguns fatores que acarretam a volta do horário de verão. Diversos brasileiros consideraram a hipótese de que a medida voltaria ainda no ano de 2022. No entanto, segundo os dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), não haveria altos índices benéficos para a volta ainda este ano. Isso porque, atualmente, as novas modalidades de obtenção de energia, como solar, já influenciam muito no uso da rede elétrica.

Além disso, para que o horário de verão entre em vigor em um ano, é necessário que seja feito um anúncio da medida, pelo menos dois meses antes. Ou seja, para começar em outubro, o anuncio deveria ser feito até o mês de agosto. Dessa forma, a possibilidade para o ano de 2022 está completamente descartada, mas ainda sim, existem expectativas para o próximo ano.

Até o momento, não é possível afirmar, com certeza, sobre a confirmação ou negação da possibilidade. Isso porque, o Brasil está em ano eleitoral. Portanto, a volta da medida dependerá do próximo presidente responsável por governar o país, começando no ano de 2023. Por fim, é necessário aguardar o posicionamento do futuro presidente quanto à volta, para assim, firmar a possibilidade. As estimativas, no entanto, apontam que a medida poderá sim voltar.

Veja também: Kit antena do Governo pode ser solicitado por TODOS os brasileiros que fazem parte DESTE grupo; confira