Você vai muito ao banheiro à noite? Então você precisa ficar EM ALERTA

Vem saber quais são as possíveis causas da ida frequente ao banheiro no período noturno. Você pode estar com algum tipo de doença e ainda não sabe. Fique em alerta o quanto antes!

Se você tem o costume de ir muito ao banheiro durante a noite e ainda não se perguntou o porquê disso, então este artigo é para você! Isso porque é preciso que você fique em alerta diante deste sintoma, que pode indicar algo muito maior do que apenas a vontade de fazer suas necessidades fisiológicas.

Para algumas pessoas, esta, inclusive, pode ser uma experiência um pouco frustrante. Sobretudo, se for algo que acontece inúmeras vezes no decorrer da noite. Portanto, é importante considerar que é tido como normal ir cerca de oito vezes ao banheiro durante o dia e duas vezes no período da noite. Se for mais do que isso, fique em alerta!

Você vai muito ao banheiro à noite? Então você precisa ficar EM ALERTA
Entenda quais doenças podem causar a urina excessiva à noite Foto: divulgação

Ir muito ao banheiro durante a noite, o que pode significar? Vem saber!

A necessidade de ir ao banheiro com frequência durante a noite é chamada pelos médicos de noctúria. Este sintoma é visto como comum e ainda pode afetar as pessoas das mais diversas idades. No entanto, é mais comum entre os adultos, sobretudo aqueles que são mais velhos.

Outra questão é que a noctúria pode atrapalhar o sono, levando a problemas posteriores, como diversos prejuízos em torno da qualidade de vida do ser humano, já que uma boa noite de sono é fundamental. Às vezes, as idas frequentes ao banheiro são provocadas pelo consumo excessivo de água antes de dormir. Mas nem sempre este é o principal motivo.

De acordo com o que foi informado por especialistas da área ao jornal O Globo, esta situação pode ocorrer diante de condições como a hiperplasia da próstata, diabete insipidus, apneia obstrutiva do sono, entre outros. E é por isso que a pessoa deve começar a observar estas idas ao banheiro e, se for o caso, procurar um médico o quanto antes. O primeiro passo pode ser ir a um clínico médico. Em seguida, este irá encaminhar para um especialista.

Para que seja possível determinar a causa da noctúria e também desenvolver um plano de tratamento mais adequado, o principal é buscar um especialista, seja ele um nefrologista ou um urologista, vai depender do diagnóstico da doença. Desta forma, uma das principais dúvidas giram em torno do tratamento para o distúrbio.

De acordo com a entrevista concedida pelo especialista, o tratamento poderá envolver certas mudanças na alimentação e também no estilo de vida destas pessoas, terapias específicas para a bexiga ou até mesmo mudanças nos medicamentos já consumidos por estas pessoas.

Veja também: Errou no sal? Veja como SALVAR a comida com este TRUQUE de cozinheiro

Outras razões também devem ser levadas em consideração; veja quais

Ainda é importante considerar que há outros motivos pelos quais a frequência da ida ao banheiro poderá aumentar. Nem sempre se trata de algum tipo de doença. Um dos pontos gira em torno da pessoa tomar muita água, enquanto outro está relacionado à produção da urina no período da noite.

Há pessoas que produzem mais urina à noite, sobretudo quanto estão mais velhas. Por fim, pode ser que a pessoa tenha um sono mais leve e aproveita o momento para ir ao banheiro ou sofra de insônia, por exemplo. Por isso, a necessidade de buscar um médico é tão importante.

Saiba mais: Serasa emite COMUNICADO preocupante sobre o PIX: veja como se proteger enquanto ainda tem tempo