Você tem alguma moeda antiga de cruzeiro? ESTE modelo pode valer até mais de R$ 300, confira

De acordo com especialistas, a moeda pode valer muito dinheiro ao ser vendida no mercado de colecionadores. Entenda como a análise é feita.

A antiga moeda de cruzeiro não é mais usada no país. Atualmente, nossa Unidade Monetária Nacional é o Real. Então, não faria sentido guardar uma cédula que sequer é emitida. Pelo menos, essa é a lógica de algumas pessoas. Os colecionadores, por outro lado, têm uma visão bem diferente sobre o tema. Para eles, itens antigos podem valer verdadeiras fortunas.

Na verdade, existem alguns critérios que podem fazer com que o objeto seja vendido por um preço alto no mercado de colecionadores. Por se tratar de algo antigo, é natural que tenha certa relevância histórica, o que pode aumentar o valor do item. Além do mais, quando é algo raro, seu preço também aumenta. Por fim, o estado de conservação também pode definir se um objeto é valioso. Continue lendo esta matéria para saber qual é a antiga moeda de cruzeiro que pode valer muito dinheiro.

cruzeiro
Saiba qual moeda antiga pode valer muito – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Não jogue esta antiga moeda de cruzeiro fora! Ela pode valer muito dinheiro!


Antes de mais nada, é importante deixar claro como é feita a avaliação da antiga moeda de cruzeiro. Conforme já mencionado, existem alguns fatores que podem levar um item a ser vendido no mercado de colecionadores. O primeiro deles é a importância que tem para a história daquele país ou comunidade. 

A raridade também é levada em consideração. De forma geral, quanto mais raro, mais valioso é, desde que tenha algum significado importante. Outro ponto importante é o estado de conservação. Não adianta nada o item ser raro, por exemplo, se estiver em péssimo estado de conservação. No caso de moedas, existem algumas avaliações que são feitas. 

A Flor de Cunho (FC) é usada para denominar uma moeda em ótimo estado de conservação. Também existe a Soberba (S), que representa 90% do seu estado de conservação. Por fim, a Muito Bem Conservada (MBC) é de 70%. O valor do item, então, vai depender da análise feita pelo profissional. Isso é válido para a antiga moeda de cruzeiro e outras cédulas, de forma geral. 

Afinal, qual é o item que vale muito? 

De acordo com colecionadores, a antiga moeda de 1 cruzeiro do ano de 1960, pode valer muito dinheiro. Existem outras notas que também podem ser vendidas no mercado de colecionadores, inclusive do Real. É o caso da moeda da edição comemorativa da moeda de um real, emitida nas Olimpíadas. 

Veja também: Jovem aprovado em SEIS vestibulares de Medicina dá dicas de como se preparar para o Enem; confira

Saiba como vencer itens antigos 

Caso você tenha a antiga moeda, pode vendê-la para colecionadores. Antes, era difícil encontrá-los. Mas, com a internet, você pode procurar em fóruns ou grupos que tratem do tema. Outra dica é conhecer feiras de colecionadores e de objetos antigos, que também podem ser encontradas na internet. 

Por fim, os brasileiros podem fazer a venda em sites como o Mercado Livre ou E-bay.  

  • Acesse o Mercado Livre por meio deste link: https://www.mercadolivre.com.br/;
  • Acesse o E-bay por meio deste link: https://www.ebay.com/.

Veja também: Mito ou verdade: os pelos do corpo nascem mais grossos depois de serem raspados?