Você sabia que é possível tirar o título de eleitor pela internet? Confira o passo a passo!

Em ano de eleição, muitas pessoas correm atrás de tirar ou regularizar o título de eleitor. Veja como fazer isso de forma online

Este é um ano eleitoral, então todo brasileiro tem o dever cívico de ir às urnas em outubro para eleger seus representantes. No entanto, para exercer esse direito, é preciso ter título de eleitor. De acordo com a lei brasileira, todos os brasileiros com 16 anos ou mais podem votar. Na faixa etária de 16 a 17 anos é opcional. Torna-se obrigatório a partir dos 18 anos.

A primeira rodada de votação está marcada para 2 de outubro. Se necessário, uma segunda rodada estadual e nacional acontecerá no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Mas você sabia que é possível tirar título de eleitos pela internet?

Você sabia que é possível tirar o título de eleitor pela internet? – Foto: TSE

Como o procedimento é feito pela internet?

Para regular a situação do título de eleitor ou para retirar a primeira via do documento, deve ser feito um pedido por meio do sistema Título Net no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Será necessário anexar documentos oficiais com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento da dívida ao tribunal eleitoral (se for o caso) e comprovante de dispensa do serviço militar.

Para obter este documento pela primeira vez, o candidato a eleitor precisa informar sua unidade federativa na página de inscrição do sistema Título-Net – https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net

Após esse processo, as informações sobre os arquivos necessários para a solicitação de verificação aparecerão na tela, são eles: Foto selfie com documento de identidade; último comprovante de residência; Certificado de Veterano, para homens de 18 a 45 anos.

Veja também: Novo lote do FGTS, antecipação do 13º e microcrédito com juros reduzido: Governo Federal lança programa bilionário para a população

Na página seguinte, em “Cadastro de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisará marcar a opção “Não tenho” para continuar o serviço. Após o envio dos dados, a Justiça Eleitoral analisará os arquivos. As solicitações também podem ser rastreadas pelo site. Para isso, basta acessar a aba “Rastreamento de Solicitações” e informar o número do contrato gerado na primeira fase do serviço.

Quem quiser fazer qualquer alteração no cadastro eleitoral deve consultar a Justiça Eleitoral pela internet. Em seguida, é necessário acessar o sistema Título-Net, solicitar os serviços necessários e enviar os documentos necessários para normalização.

Veja também: Sistema de Cadastro de Títulos – TITULONET: Passo a passo para cadastro no Título Net

Outra forma de consultar o título de eleitor

Outra forma de consultar a Justiça Eleitoral sobre pendências é se inscrever por meio do e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como documentos eleitorais digitais, substituindo os documentos em papel no dia das eleições.

Para usá-lo, é necessário fazer o download gratuito em qualquer telefone ou tablet Android ou iOS. O que acontece se não obtiver um cartão de eleitor? As pessoas com mais de 18 anos que não recebem um cartão eleitoral enfrentam uma série de restrições e obstáculos legais. Isso ocorre porque manter o cabeçalho normalizado é um pré-requisito para outras operações.

Quem não tiver cartão de eleitor não poderá: emitir um passaporte ou bilhete de identidade; Obter benefícios de funções ou empregos públicos, autônomos ou paraestatais; participar de concursos públicos ou administrativos; Inscrever-se em concursos públicos ou provas para cargo ou função pública.