Se você tem um DESTES sobrenomes, você pode ter origem PORTUGUESA
Portugal foi um dos países que mais influenciou na cultura dos brasileiros, por conta dos anos de colonização. Confira os sobrenomes do Brasil que tiveram origem no país europeu!
É inegável a influência portuguesa na cultura do Brasil. Afinal de contas, o país europeu nos colonizou durante anos. Embora existam muitas diferenças entre os dois locais, as semelhanças acabam se sobressaindo, um exemplo é o idioma falado em ambos os países. Para os historiadores, o que diferencia a cultura dos países, é que o Brasil teve influência de outros povos – como os indígenas e africanos, por exemplo.
Um dos pontos em que a percepção da influência portuguesa está no Brasil é no sobrenome de grande parte da população A maioria das pessoas possuem nomes que tiveram origem nas famílias de Portugal. Na realidade, os sobrenomes mais comuns do Brasil, vem do país europeu. Continue lendo esta matéria para saber se sua família tem alguma origem de Portugal.
Sobrenomes mais comuns do país possuem origem portuguesa; entenda
Antes de mais nada é importante explicar um pouco da história do Brasil e de Portugal. Há muitos anos, na Europa Medieval, as pessoas tinham o hábito de se denominar através do local em que nascem. O sobrenome da Silva, por exemplo, significa algo como da Selva. Com o tempo, os filhos destas famílias acabavam recebendo os sobrenomes dos pais. Quando os portugueses colonizaram o país, o sistema de nomeação dos indígenas era diferente.
Vale salientar que desde 1500, existe a miscigenação no Brasil. Ou seja, muitas pessoas nasciam a partir da união de uma família portuguesa com nativos do novo país. Como Portugal dominava o Brasil na época, acabou que as novas pessoas passaram a seguir a cultura europeia. Ou seja, recebiam os sobrenomes de seus pais.
Outro ponto que deve ser mencionado é sobre o período de escravidão. Quando os povos africanos foram libertos, muitos não tinham nome e sobrenome. Então, acabaram usando o sobrenome de seus senhores. Com isso, muitos nomes de origem portuguesa se popularizaram no país. Mais do que uma forma de identificação, representam parte da história do Brasil e até mesmo de Portugal.
Veja também: SOMENTE brasileiros com NIS final 0, 9, 1, 8, 2, 7, 3, 6, 4 e 5 podem receber salário MENSAL de R$ 2.012: veja COMO!
Confira a lista com os sobrenomes portugueses no Brasil
Diante disso, veja quais são os sobrenomes com origem portuguesa mais comuns no Brasil atualmente.
- Silva;
- Santos;
- Pereira;
- Ferreira;
- Costa;
- Oliveira;
- Rodrigues;
- Martins;
- Fernandes;
- Sousa;
- Gonçalves;
- Gomes;
- Lopes;
- Carvalho;
- Ribeiro;
- Pinto;
- Marques;
- Almeida;
- Alves;
- Teixeira;
- Dias;
- Monteiro;
- Correia;
- Moreira;
- Mendes;
- Vieira;
- Cardoso;
- Soares;
- Nunes;
- Rocha;
- Barbosa;
- Nascimento;
- Machado;
- Melo;
- Castro;
- Moura;
- Jesus;
- Abreu;
- Aguiar;
- Azevedo;
- Campos;
- Cunha;
- Domingues;
- Fonseca;
- Freitas;
- Miranda;
- Ramos;
- Reis;
- Lima;
- Andrade.
Como saber a origem do meu sobrenome?
Saber a origem do próprio sobrenome pode ser interessante, principalmente para descobrir a história da própria família. Independentemente se é de origem portuguesa, é válido fazer a pesquisa. Uma forma simples é jogar o próprio sobrenome no Google. Caso a internet não o tenha encontrado, é necessário fazer uma pesquisa. Converse com os membros mais antigos de sua família e tente encontrar as origens em registros públicos.
Sobrenomes com origem na nobreza
Por fim, você sabia que alguns sobrenomes relativamente comuns no Brasil têm origem na realeza de países estrangeiros? Veja abaixo alguns deles:
- Alcântara: comum em famílias nobres da Europa, também muito encontrado entre a família real do Brasil;
- Marinho: de origem Ibérica, é um nome bastante relevante, com representantes famosos atualmente, como o grupo Marinho, dono da Rede Globo;
- Bulhões: embora não se saiba exatamente a origem deste sobrenome, sabe-se que vem da Europa e faz parte de famílias importantes do mundo todo;
- Bragança: outro nome bastante comum em integrantes da família real do Brasil;
- Ludovico: poucas pessoas carregam esse sobrenome importante, mas que também tem origem na nobreza.
Veja também:
Conheça a origem dos sobrenomes mais comuns do Brasil
Sendo uma terra colonizada por portugueses, é muito comum que uma boa parcela dos brasileiros carreguem sobrenomes de origem europeia. Dentre esses, muitos sobrenomes se tornaram comuns nas certidões de nascimento. Segundo pesquisa do site Forebears, Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues são os cinco mais usados para batizar recém-nascidos no país.
Dito isso, torna-se ainda mais curioso entender o por que e a origem desses sobrenomes, uma vez que eles podem carregar uma longa história, seja portuguesa e indígena, e unir brasileiros do norte ao sul. Saiba abaixo a origem dos sobrenomes mais comuns.
Silva
Com origem portuguesa do século 11, significa “floresta”/ “selva’ e é fruto de uma das famílias maiores nomes da Península Ibérica.
Rodrigues
Também de origem lusitana, vem de “filho de Rodrigo” e foi adaptado ao longo dos séculos.
Santos
Como é de se imaginar, remete aos dogmas da Igreja Católica, por isso não há nenhum registro oficial de qual país tenha sido originado. Historiadores reforçam teorias de que aqueles que nascessem em “Dia dos Santos” e fossem batizados com o sobrenome, receberiam bênção absoluta.
Oliveira
Assim como os primeiros, possui origem portuguesa e se refere àqueles que cuidavam das colheitas das olivas.
Souza
Traduzido do latim, significa rocha, e remete aqueles que viviam na margem do Rio Sousa, no norte português.